19.04.18

Avaliação e resultados: O estresse dos boletins

Avaliação e resultados: O estresse dos boletins

Apesar de nos parecer um termo um tanto antigo, o resultado das avaliações, provas, exames, ainda aparece expresso na forma de boletim.  Normalmente, esse boletim é aguardado ansiosamente o bimestre ou trimestre inteiro, gerando dúvidas, angústias e medo – seja por parte dos alunos, pais, ou até dos professores. Eles normalmente traduzem “numericamente” o desempenho do educando durante um tempo delimitado, podendo ser considerado por alguns, em um dado momento, como sendo “justo “ou “injusto”. Se a criança ou adolescente sabe bem o que pode significar esse resultado, e o que esperar dele, muitos pais são, em algum momento, pegos de surpresa com o baixo rendimento de seus filhos, e não sabem muito bem como agir, já que para aquele momento nada mais pode ser feito.

O que é interessante ressaltar aqui, é que a avaliação ou rendimento do aluno é feito ao longo de todo ano letivo, ao longo de cada trimestre ou bimestre, dependendo de cada escola. O aluno é avaliado a cada dia, a cada aula, por meio de suas atitudes em aula, seu interesse, sua postura, respeitando a individualidade e as necessidades de cada um. O aluno deve expressar durante sua trajetória em sala de aula, todas as suas dúvidas, fazer todas as tarefas e trabalhos que lhe são pedidos, para que junto com a avaliação formal (prova), ele possa aplicar tudo que aprendeu. Cabe a ele ir monitorando seu desempenho. No caso das crianças, é de fundamental importância que os pais ou responsáveis constantemente compartilhem da vida escolar de seu filho. O momento de estudos em casa deve ser uma continuação do que foi feito na escola, adicionando aí uma boa dose de carinho, companheirismo e demonstração da importância dos estudos na vida de uma criança – compartilhar desses momentos com os filhos pode além de ajudar na vida escolar, fazer pequenos ajustes no cotidiano que certamente diminuirão o estresse ou a surpresa quando da chegada dos boletins!

Autor: Paulo Sergio Estevam Ferreira (Psicólogo – CRP:06/93350)