Química: confira as atividades feitas pelos alunos do Fundamental (Anos Finais) e Ensino Médio
Durante o ano letivo de 2021, os alunos do Ensino Fundamental (Anos Finais) e Ensino Médio desenvolveram diversas atividades nas aulas de Química da professora Marcia Cotrim. Acompanhe!
Atividades do 9° ano do Fundamental (Anos Finais)
“Aí tem Química”
Nessa dinâmica, os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental (Anos Finais) produziram um vídeo com seus próprios equipamentos. O objetivo foi demonstrar uma situação do cotidiano que evidenciasse a presença da Química e que mostrasse sua importância em nossas vidas. Assista a um desses vídeos!
“Na ponta dos dedos”
No projeto “Na ponta dos dedos”, os alunos do 9° ano trouxeram suas opiniões acerca do filme “Vermelho como o céu”, do diretor Cristiano Bortone. Baseada em uma história real, a película conta a vida de Mirco Mencacci, “um renomado editor de som da indústria cinematográfica italiana que perde a visão, ainda jovem, após sofrer um acidente. Apesar de enfrentar preconceitos e dificuldades, ele não se deixou ser levado pelas suas limitações. Adaptou-se ao novo modo de vida e lutou pelos seus sonhos”, conta a professora Cotrim. Confira o que nossos alunos acharam do filme!
Comprovando a Lei de Lavoisier
Nessa aula, os alunos do 9° ano foram desafiados a comprovar a Lei de Lavoisier, também conhecida como Lei de Conservação da Massa. Trata-se de um estudo do cientista francês Antoine Lavoisier que observou que, em um sistema fechado, a soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas dos produtos. “Ou seja, a massa é sempre conservada em qualquer reação química”, explica a educadora. A fim de validarem a Lei, os estudantes foram ao laboratório realizar os experimentos. Veja os registros para conferir o resultado!
Jogo de cartões: balanceando equações químicas
“Balancear uma equação significa igualar o número de átomos de cada elemento químico antes e após uma transformação”, explica a professora Marcia Cotrim. A fim de os alunos do 9° ano compreenderem o conteúdo, a educadora propôs um jogo de cartões.
Nessa dinâmica de balanceamento de equações químicas, os estudantes puderam verificar que os átomos não são criados nem destruídos, mas sim rearranjados de modo a formar substâncias novas. Confira alguns registros da atividade!
Atividades do Ensino Médio
Paródia da Química Inorgânica
Os estudantes da 1ª série do Ensino Médio produziram uma paródia sobre a química inorgânica. “A criatividade na adaptação da letra e na escolha do cenário, além da utilização dos conceitos científicos corretos, foram os principais critérios avaliados neste trabalho”, conta Cotrim. Assista!
Simulando a Pilha de Daniell
“Pilha é um dispositivo em que ocorre uma reação química com produção de energia elétrica espontânea”, diz Cotrim. Após pesquisarem e entenderem seu funcionamento, os estudantes da 2ª série do Ensino Médio foram desafiados a montar uma pilha, semelhante à pilha de Daniell, feita com fruta ou tubérculo.
Segundo a educadora, o objetivo foi fazer um dispositivo, como uma calculadora, funcionar por meio da energia gerada. Para tanto, eles produziram um vídeo explicando o funcionamento da Pilha de Daniell e o procedimento realizado para cumprirem o desafio. Confira!
Conhecendo as propriedades gerais dos ácidos e das bases
Depois de compreenderem como e por que os átomos se ligam e quais são os tipos de ligações que existem entre eles, os alunos da 1ª série do Ensino Médio começaram a estudar as funções químicas. Segundo a professora Marcia Cotrim, são substâncias que possuem comportamentos semelhantes devido às estruturas serem parecidas. No primeiro momento, os estudantes foram apresentados a alguns grupos de substâncias, como ácidos, bases, sais e óxidos.
A fim de entenderem o conteúdo, os alunos foram ao laboratório observar a condutividade elétrica e a ação de ácidos e bases sobre alguns indicadores de pH. “Também puderam testar o pH de alguns materiais do dia a dia, como produto de limpeza e alimentos”, conta a educadora. Confira alguns registros dessa aula prática!
Aula prática de eletrólise aquosa e eletrodeposição (acobreação)
“Em solução aquosa, os íons movimentam-se aleatoriamente. Mas o que ocorre com esses íons quando aplicamos uma diferença de potencial? E quando aproximamos um campo magnético?”, instiga Marcia Cotrim, professora de Química do SANFRA.
Para descobrirem, os estudantes da 2ª série do Ensino Médio participaram de uma aula prática de eletrólise aquosa e eletrodeposição. No laboratório, os alunos realizaram eletrólises (reação provocada pela aplicação de corrente elétrica) em diversas soluções salinas a fim de identificarem as substâncias formadas em cada experimento. “Também fizeram a galvanização (no caso, acobreação) que é um procedimento utilizado para aumentar a resistência dos metais à corrosão, o que amplia a durabilidade e melhora a estética do material”, explica a educadora.
Desse modo, eles perceberam que os íons positivos são atraídos pelo polo negativo; e os íons negativos, pelo positivo. “O campo magnético provoca uma mudança na trajetória desses íons e o resultado é um conjunto de espirais admiráveis, visualizadas em função das diferentes cores que surgem na solução”, conta Cotrim. Veja alguns registros dessa aula prática!
Termoquímica: obtenção e identificação de alguns gases importantes
“A Termoquímica é um campo da Química que estuda as trocas de calor envolvidas em processos químicos e físicos”, explica a professora Cotrim.
Para compreenderem esse conteúdo, os estudantes da 2ª e 3ª série do Ensino Médio foram ao laboratório realizar os experimentos. Nessa aula prática, conseguiram observar “o calor envolvido nas reações químicas por meio da obtenção de três gases diferentes: hidrogênio, oxigênio e dióxido de carbono”, conta a educadora. Confira alguns momentos da atividade!
Paródia da Orgânica
Os alunos da 3ª série do Ensino Médio produziram uma paródia sobre química orgânica. Veja como eles aplicaram os conceitos da disciplina de modo criativo!