05.04.24

RJE reúne unidade educativas para o lançamento do livro do 7º Concurso de Redação e Arte

RJE reúne unidade educativas para o lançamento do livro do 7º Concurso de Redação e Arte

Na manhã de quinta-feira, 04 de abril, estudantes, professores, colaboradores e famílias de 13 unidades educativas da Rede Jesuíta de Educação Básica participaram da live de lançamento do 7º Concurso de Redação e Arte da RJE. O projeto, que envolveu alunos e professores do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental, teve como  inspiração a Campanha da Fraternidade da CNBB de 2023, Fraternidade e Fome, sob o lema Dai-lhes vós mesmos de comer (Mt, 14.16). O livro reúne os trabalhos que tiveram as melhores avaliações dos mais de 4.500 estudantes e educadores que votaram nas produções, divididas nas categorias de desenho, produção literária e fotografia.

Na abertura do evento, o diretor da RJE, professor Fernando Guidini,  lembrou que, no ano passado, o Brasil voltou ao Mapa da Fome, com 33 milhões de pessoas passando fome e o quanto os estudantes foram sensíveis à temática. “Lá no início de 2023, eu conversava com todos os diretores e perguntava para eles o que cada um dos colégios estava fazendo sobre esse tema e o que que cada um dos nossos colégios poderia fazer ainda mais. E aí veio, dentre outras atividades, o nosso concurso que vocês se envolveram, motivados, sensíveis, conscientes sobre essa realidade e por meio dos estudos realizados ao longo dos semestres, a forma como os professores foram integrando essa questão aos planejamentos, vocês foram traduzindo em ideias, em contextos, em experiências, traduzindo em textos, em fotografias e outras produções”, destacou.

Ellison Yuri Furtado Lopes, da Escola Santo Afonso Rodriguez (Esar), de Teresina (PI), teve o seu desenho selecionado para a capa do livro. “Eu escolhi esse tema, porque hoje há muitas pessoas que têm fome de conhecimento. E elas não podem buscar conhecimento por conta de problemas dentro de casa e problemas de saúde, sociais e econômicos”, contou o estudante, ao falar sobre a inspiração para a produção.

No ano passado, Katherine Porciúncula Ribeiro Silva, do Colégio Antônio Vieira, de Salvador (BA), leu muitas matérias sobre o tema da fome e, o primeiro passo para escrever o poema que recebeu o destaque de produção textual, foi decidir que o objetivo era sensibilizar o leitor. “Eu li algumas matérias sobre o tema e percebi que as crianças e famílias que passavam e sofriam com a fome eram resumidas a dados e números estatísticos. Isso me motivou a tentar impactar e sensibilizar o leitor através da poesia. Eu abordei o processo de invisibilização, a desigualdade e a injustiça que os privilegiados sofrem. E destaquei o problema da fome e desnutrição. O concurso possibilitou a expressão da crítica, das reflexões e pensamentos através da arte da escrita”, disse.

O destaque fotográfico foi do estudante Miguel Rosas Queiroz, do Colégio Santo Inácio, do Rio de Janeiro (RJ).  O trabalho da foto iniciou na aula de Artes. “Eu escolhi a questão do sangue falso, do arroz e do dinheiro, principalmente porque a fome é muito brutal.  Aprendemos desde pequeno, como inacianos, a questão da solidariedade e da cultura do cuidado. Dá para ver que a gente não vive numa sociedade que tem essa cultura e que eu acho que é nosso papel como pessoas privilegiadas que receberam esse ensino de como conseguir transmitir o nosso amor pela humanidade e pela vida. Eu acho que é nosso dever conscientizar e ajudar essas pessoas. Acho que é um trabalho mais sobre conscientização do que apenas a representação dessa questão”, frisou.

Na mesma ocasião, foi realizada a abertura oficial do 8º Concurso de Redação e Arte, que, no âmbito das comemorações dos 10 anos da Rede em 2024 e alinhado às discussões II Congresso da RJE,  abordará o tema Tradição em Inovar: Memória, Esperança e Experiência em um Colégio Jesuíta.

Concurso de Redação e Arte da Rede Jesuíta de Educação

Criado em 2016, o projeto escolhe os melhores trabalhos criados pelos estudantes do 7º ao 9º ano para compor uma coletânea publicada pelas Edições Loyola sempre no ano seguinte à realização do concurso. As duas primeiras edições estiveram centradas no 7º ano – que representava as produções artísticas – e 8º ano – com produções textuais – para, a partir de 2018, contemplar também as turmas do 9º – que concorrem com fotografias.

A iniciativa foi um chamado para o trabalho em rede e para a valorização das habilidades e talentos dos estudantes das unidades da RJE. Muito mais que uma competição, o Concurso de Redação e Arte é um exercício de Aprendizagem Integral, pois a cada ano um novo tema é levantado para nortear as produções dos jovens. Por meio de cada temática, o estudante é convidado à criticidade e à reflexão, expressando artisticamente o seu ponto de vista frente às questões. O Concurso de Redação e Arte é uma oportunidade para a ressignificação de posturas e olhares, tendo sempre no horizonte os valores da fé cristã e da justiça socioambiental.