SANFRA em Revista: A importância da rotina para crianças
Estabelecer horários é primordial para todos nós, pois ajuda na organização do espaço e do tempo. A criança ainda não tem essa percepção e necessita que os adultos construam uma rotina para que ela entenda e aprenda a conviver em comunidade contribuindo positivamente para o seu desenvolvimento.
A rotina tem um papel importante no decorrer da primeira infância e deve ser valorizada, pois impõe a construção de regras e combinados, estabelecendo limites para a criança. Estes a ajudarão no desenvolvimento das habilidades necessárias para agir em situações propostas no ambiente. A importância da rotina para crianças A Construção de uma rotina é fundamental e necessária para o desenvolvimento da concepção do mundo e autonomia da criança.
Ao desenvolver o hábito de ter horários certos para brincar, comer, dormir e tomar banho, por exemplo, a criança torna-se mais confiante e fortalece a sua autonomia. Contudo, vale lembrar que a rotina precisa ser pensada de modo que não sobrecarregue o indivíduo e constitua momentos para descansar e realizar atividades sem programação prévia.
O SANFRA, fundamentado em um uma perspectiva global do Xaveriano, busca oferecer uma educação de excelência acadêmica, formação humana e cristã, incluindo uma concepção de mundo e uma visão de ser humano que se pretende formar. Dessa forma, norteia a prática dos colaboradores na organização da rotina de atividades propostas para os Xaverianos.
Os educadores inacianos, embasados na perspectiva de educação integral, devem pensar em uma rotina integradora e saudável, que atenda a flexibilidade das propostas plausíveis a adaptações no dia a dia, e que proponha situações diferenciadas para atender os sujeitos de aprendizagem. A rotina é organizada de forma que torne efetivo o conhecimento e o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias ao exercício da autonomia.
Pensar em uma rotina escolar ainda implica na prática da reflexão, discussão e análise de modo transversal, proporcionando aos Xaverianos uma vivência efetiva e de forma cooperativa no contexto educacional. Entretanto, é preciso estabelecer uma prática contínua que favoreça a construção de valores, como um objeto do conhecimento que proceda da tomada de consciência e, portanto, de momentos reflexivos sobre a situação vivenciada.
Artigo escrito por Camila Pereira Setúbal Silva, Professora do 1º ano EF , para a SANFRA em Revista.
Leia também
- 14.03.25 Adaptação escolar na Educação Infantil: como tornar esse momento mais tranquilo?
- 13.03.25 SANFRA 97 anos
- 06.03.25 Dia Internacional das Mulheres: momento de reflexão sobre os desafios e as lutas femininas
- 25.02.25 Colégio São Francisco Xavier: fortalecimento de laços com a comunidade do Ipiranga