14.05.20

SANFRA em Revista: Como a relação ensino-pesquisa está presente na escola e como criar condições para ampliá-la?

SANFRA em Revista: Como a relação ensino-pesquisa está presente na escola e como criar condições para ampliá-la?

Em meu trabalho de dissertação do Mestrado, apresento brevemente um estudo sobre a formação de professores e a relação ensino-pesquisa docência. Pensar a relação ensino-pesquisa e docência, bem como os desafios e perspectivas a serem enfrentados pelo professor, colocou-me diante da possibilidade de estudar como essa relação está ou pode estar presente na escola. Penso que a relação entre pesquisa/docência permite o debruçar-se sobre a prática, investigando o saber docente, fortalecendo a profissionalização e a autonomia dos educadores.

A intenção foi contribuir para que os conhecimentos produzidos auxiliassem na promoção de alternativas de construção e/ou fortalecimento da relação ensino-pesquisa-docência. Este trabalho foi um processo coletivo, pois, de forma isolada, essas mudanças – que são sociais e culturais – têm pouca força. Esta pesquisa objetivou também fazer um levantamento da trajetória e da (re)construção da identidade das professoras que participaram dela, fomentando e fortalecendo a discussão desses aspectos.

Durante o percurso foi importante proporcionar um espaço para discutir a articulação entre teoria e prática, reconhecendo a escola como um ambiente de colaboração entre todos que atuam nela, assunto sempre proposto entre as professoras. Desse modo, foi fundamental perceber como elas enxergam essa relação – que é indissociável dentro da construção do trabalho docente contínuo, abrindo caminhos para a constante formação de professores –, sendo também crucial preocupar-se em não insistir no engano de optar ora por uma ou por outra, fator que pode dificultar seu trabalho.

A sala de aula é o espaço para o professor examinar seus pontos de vista, seu modo de proceder para abrir-se a novas/velhas possibilidades, novos olhares (a partir de continuidades, descontinuidades e rupturas), além de perceber que pode investigar sua prática e refletir sobre ela, reconhecendo e fortalecendo os discursos que perpassam sua história de vida pessoal e profissional.

O trabalho pretendeu contribuir para que as professoras enxergassem a escola como espaço de formação e que vissem a pesquisa como forma de construir conhecimento, de rever e reconstruir práticas, de interrogar sua profissionalidade, de analisar criticamente a realidade, além de discutir como cuidado e feminilidade – assuntos de grande impacto – estão articulados e como a maternagem está incorporada ao fazer pedagógico. Foi importante que as professoras, que apresentam diferentes percursos com relação à profissionalização docente e que se veem frente a inúmeras mudanças na contemporaneidade, percebessem e/ou fortalecessem a importância da reflexão crítica em seu cotidiano, através da relação ensino-pesquisa-docência contribuindo para que a escola seja sempre um lugar mais significativo na construção do conhecimento.

Artigo escrito por Daniela Conti, Coordenadora Pedagógica das turmas de Educação Infantil e Fundamental I, para a SANFRA em Revista.