03.06.20

SANFRA em Revista: Educação integrada

SANFRA em Revista: Educação integrada

Aprender um novo idioma envolve a ampliação de horizontes com relação a outras culturas. Sabemos que o aprendizado do inglês vai além da sala de aula, ele está presente no nosso dia a dia, seja em vídeos do Youtube, jogos eletrônicos, músicas, filmes, etc.

O engajamento dos pais neste processo é muito importante! Principalmente para dar estímulo ao conhecimento e para conscientizar sobre a importância de se comunicar em outro idioma atualmente, de maneira natural, leve e divertida.

A família tem papel de destaque na formação de um bom aluno. A criança ou adolescente, ao perceber que pessoas significantes se interessam por seus estudos e por suas experiências, sentem-se valorizados, desenvolvendo-se de forma segura e com boa autoestima.

Quando pensamos em atividades a serem desenvolvidas com os filhos em casa, precisamos nos preocupar, primeiramente, com a faixa etária, para que a atividade faça sentido. O elemento de ludicidade é fundamental para que o Xaveriano se sinta à vontade e queira praticar em diferentes locais.

Os jogos são fortes aliados neste processo, pois proporcionam momentos de diversão e aprendizado, contribuindo para uma melhora significativa na pronúncia, compreensão da língua e revisão de vocabulários variados. Entre eles estão: FORCA STOP, BINGO e ACERTE O DESENHO.

As ferramentas de entretenimento como livros, games, músicas, filmes, desenhos e séries em inglês ajudam a “familiarizar” os olhos e ouvidos dos jovens. As brincadeiras das aulas de Inglês como o cantar das músicas e o recontar historinhas também podem auxiliar na habituação.

Ademais, existem diversos aplicativos e jogos exclusivos para o ensino da língua inglesa. O incentivo de aprender um novo idioma deve acontecer todos os dias, para que, com o passar do tempo, os Xaverianos possam colher todos os frutos desse conhecimento!

Artigo escrito por Sirlene Peinado de Jesus, Professora de Inglês das turmas de Pré I e Pré II, para a SANFRA em Revista.