SANFRA lança projeto “Caminhos para a Cidadania Global”

Comprometido em proporcionar um ambiente educacional seguro e acolhedor, embasado no respeito e na dignidade de todas as pessoas da comunidade educativa, no mês de agosto, o Colégio São Francisco lançou o projeto “Caminhos para a Cidadania Global”. Com duração até dezembro deste ano, a ação é direcionada aos alunos do Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Finais) e Médio. Saiba mais!
“Caminhos para a Cidadania Global” tem como objetivo estimular os estudantes a refletirem sobre suas ações e a assumirem sua responsabilidade no respeito às pessoas e ao lugar que habitam, para que sejam solidários e empáticos, experienciem situações de transformação pessoal e ajam na direção da construção de um mundo melhor.
Mas como o projeto funciona?
Logo na primeira semana de aula, os alunos receberam um passaporte para a cidadania global. Nesse passaporte, serão registradas as virtudes desenvolvidas, como responsabilidade, respeito, honestidade, humildade, justiça, colaboração, fé e amor. “Por exemplo, dividir o lanche com um amigo. Nessa atitude, estão presentes a generosidade e a bondade”, exemplifica Gabriel Madeira, coordenador do Ensino Fundamental (Anos Finais) e Ensino Médio.
O registro é feito por uma pessoa da comissão verificadora: diretora acadêmica, coordenador pedagógico, coordenadora de apoio educacional, assistentes de coordenação, inspetores e demais envolvidos. Para o registro ocorrer, o estudante precisa apresentar evidências a alguém da comissão. Essas evidências podem ser um professor, que testemunhou a ação, ou amigos e colegas que foram agraciados pela virtude. “Então, o aluno vem até um de nós, conta o que aconteceu, traz um indicativo da atitude e, junto com ele, analisamos e definimos a virtude”, explica Madeira.
Ao final do projeto, cada estudante receberá um pin como reconhecimento pelas atitudes e como incentivo para continuarem realizando ações que o levem ao desenvolvimento de virtudes.
Cidadania Global
Como obra da Companhia de Jesus e integrando uma das 17 unidades da Rede Jesuíta de Educação, o SANFRA tem como proposta pedagógica a formação integral, contribuindo para o desenvolvimento de cidadãos globais.
“‘Cidadãos Globais’ são aqueles que constantemente buscam aprofundar sua consciência de seu lugar e responsabilidade, local e global, em um mundo cada vez mais interconectado; aqueles que se solidarizam com os outros na busca de um planeta sustentável e um mundo mais humano, como verdadeiros companheiros na missão de reconciliação e justiça” (Projeto Educativo Comum, 2021, p. 69).
Saiba mais sobre a Educação Jesuíta clicando aqui!