Transformação de energia: ações e tecnologias no processo de conservação ambiental
Conhecer e relacionar os processos de transformação de energia são fundamentais para compreender que ela está em constante mudança. Pensando nisso, na aula de Biologia, o professor Luis Gustavo Cordeiro Alves trabalhou com os estudantes da 3ª série do Ensino Médio o processo de transformação de energia luminosa em energia bioquímica. Eles puderam relacionar com a produção de energia elétrica e perceberem que, na verdade, a fonte de energia é a mesma. A atividade promoveu a reflexão sobre os processos de transformação de energia com alto e baixo impacto ambiental.
Segundo Luis Gustavo, os alunos participaram ativamente de todas as etapas do estudo, desde a preparação do experimento até a sua aplicação prática com os testes dos diferentes tipos de lâmpadas e a exposição à luz solar. “Os estudantes refletiram sobre a conversão de energia luminosa e como a utilização de novas tecnologias limpas, como as placas solares, podem reduzir o impacto ambiental provocado pelo ser humano”, relata.
O educador ainda destaca a importância de desenvolver atividades que ultrapassem as barreiras da teoria: “É fundamental promover aos alunos momentos de prática experimental aliados a questionamentos que os façam refletir não apenas sobre o processo observado, mas também como tais fenômenos estão interligados ao nosso cotidiano e como podemos transformar a nossa realidade” completa.