20.11.20

Xaverianos realizam atividades sobre o Dia da Consciência Negra

Xaverianos realizam atividades sobre o Dia da Consciência Negra

Celebrado em 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra trata do combate ao racismo e da desigualdade racial no Brasil, além de evidenciar a importância dos povos e da cultura africana na construção do país. A fim de conscientizar os Xaverianos sobre o assunto, os educadores trouxeram diversas atividades para a aula. No decorrer da semana, foram produzidos trabalhos acerca do tema, que ajudaram a promover reflexões sobre o preconceito e a diversidade étnico-racial. Acompanhe!

Desde 2003, por meio da Lei n° 10.639, foi incluído no currículo escolar nacional o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Ainda, foi adicionado ao calendário o Dia Nacional da Consciência Negra. A data faz alusão à morte de Zumbi (1655-1695), líder do Quilombo dos Palmares, que lutou contra o sistema escravagista da época.

O Brasil recebeu a maior quantidade de africanos escravizados no mundo e foi o último país do Ocidente a abolir a escravidão, no dia 13 de maio de 1888 por meio da Lei Áurea. Contudo, o documento não previu indenização, tampouco inclusão dessa população à educação, saúde e habitação, por exemplo. O retrato disso é que a sociedade brasileira ainda presencia um cenário de desigualdade sociorracial.

Por meio de uma linguagem acessível e amigável, os educadores convidaram os Xaverianos a pensar sobre a data, despertando um olhar consciente para os valores humanos e sociais. Confira!

Veja as atividades realizadas na Semana da Consciência Negra

Alunos do 4° ano criam sextilhas para refletir sobre o tema

Na aula de História, a professora do Ensino Fundamental I, Kenia de Curtis Sinckevicius, trouxe um vídeo que abordou a história do movimento negro contra a escravidão, a opressão e o racismo. “Os Xaverianos devem ter ciência do assunto para que não tenham atitudes de racismo e respeitem as diferenças”, explica a educadora.

Após assistirem ao filme, os Xaverianos do 4° ano foram estimulados a refletir sobre o tema exposto. De forma lúdica, criativa e poética, produziram sextilhas, estrofes com seis versos. A atividade também foi direcionada pelas educadoras Daniela Fortunato e Gislene de Souza. Veja!

É importante ter consciência
Temos que nos ajudar
Um lugar na sociedade
Todos têm que conquistar
Não importa a cor da pele
Devemos nos respeitar

Não julguem os negros
Pela cor da pele, irmão
Você não conhece a pessoa
Trate todos com educação
Vidas negras importam
Juntos teremos mais união

Não importa a cor
Somos todos irmãos
Vamos mudar isso
Não façam distinção
Pensando no próximo
Com amor no coração

É importante ter consciência
Contra o racismo devemos lutar
Indiferença e desprezo perduram
Juntos temos que exterminar
Uma vez que somos iguais
Na forma de sofrer ser e amar

Alunos do Integral conhecem brincadeiras africanas

Na aula de Educação Física, o professor Carlos Eduardo Moreira conversou sobre preconceitos e relembrou as brincadeiras africanas trabalhadas ao longo do ano. Os Xaverianos do 3°, 4° e 5° ano puderam identificar a contribuição dos povos africanos na cultura nacional e “como alguns jogos que realizamos hoje são parecidos ou surgiram no continente africano”, observa o educador. Veja!

Xaverianos realizam atividades sobre o Dia da Consciência Negra

Xaverianos brincam de Terra e Mar, jogo africano que trabalha a concentração. Consiste em fazer uma linha no chão: de um lado é a terra e do outro o mar. Ao ouvirem “mar”, todos pulam para o lado do mar. Ao ouvirem “terra”, todos pulam para o lado da terra. Sai da brincadeira quem errar.

Alunos do Integral estudam a cultura africana e refletem sobre o dia 20 de novembro

As professoras Lucila Pereira Alexandre e Marina Moretzsohn Portella trouxeram várias atividades aos Xaverianos do 1° ao 5° ano. De modo lúdico, apresentaram a cultura africana e falaram da importância da diversidade e do respeito. Entre os assuntos vistos estavam: máscaras, músicas, danças, brincadeiras e diversidade linguística do continente africano. Ainda, as educadoras convidaram os Xaverianos para uma roda de conversa para juntos refletirem sobre o Dia da Consciência Negra. Veja!

Xaverianos realizam atividades sobre o Dia da Consciência Negra Xaverianos realizam atividades sobre o Dia da Consciência Negra

Alunos do Ensino Médio desenvolvem trabalhos sobre o racismo

O professor Marcus Vinicius Gamero, de Produção de Texto, solicitou para os Xaverianos da série do Ensino Médio uma redação, modelo ENEM, sobre o racismo. Depois, debateram o assunto durante a semana. Já o professor de História Renato Brigati está trabalhando o Racismo no Brasil durante o trimestre. Na ocasião, os Xaverianos da 2ª série do Ensino Médio produziram cartazes biográficos de personalidades negras brasileiras com atuações relevantes nas áreas da Ciência Cultura, Política e Educação.

Clique aqui e leia as redações!