09.11.20

Xaverianos soltam a criatividade e produzem memes nas aulas de Língua Portuguesa

Xaverianos soltam a criatividade e produzem memes nas aulas de Língua Portuguesa

Nas aulas de Língua Portuguesa, os Xaverianos do 9° ano estudaram regência verbal e nominal: regras gramaticais que estabelecem relação de dependência entre termos, dando sentido completo a uma oração. Para colocar o aprendizado em prática, eles foram desafiados a produzir memes utilizando verbos e substantivos conforme a regência de cada palavra. O resultado? Os trabalhos ficaram bem elaborados e evidenciaram muita criatividade. Acompanhe!

Cada vez mais é importante buscar novos métodos dinâmicos que transmitam e construam conhecimentos. Quando a atividade faz parte do cotidiano do aluno, o interesse é despertado e o conteúdo é assimilado com facilidade. Pensando nisso, a professora de Língua Portuguesa e Produção de Texto, Fabiana Machado, optou pelo meme como ferramenta de ensino-aprendizagem. Além de a atividade ter estimulado a criatividade dos Xaverianos, também os ajudou a fixar a aula de regência verbal e nominal.

“Escolhi o meme como gênero para a atividade, pois é algo muito presente no dia a dia dos jovens, eles curtem muito. Então achei que seria mais atraente trabalhar um conteúdo tão denso, como a regência, utilizando algo que fosse próximo do universo deles e ainda tivesse humor.”

Meme é um gênero textual bastante presente no universo digital. Geralmente carregado de humor inteligente, pode se apresentar como imagem, frase, vídeo, poesia, trecho de música etc. Quando aplicado em sala de aula, esse recurso ajuda no aprendizado. Isso porque é versátil, trabalha o imagético e, de modo prazeroso, faz com que os alunos guardem o conteúdo estudado.

Foi uma atividade muito relevante para o aprendizado dos Xaverianos, pois eles puderam ver a regência das palavras na prática, e não apenas na explicação dos livros ou nos exercícios de repetição propostos. Além do mais, aliar linguagem verbal e não-verbal é fundamental para a consolidação da aprendizagem”, explica a professora Fabiana.

Confira alguns trabalhos desenvolvidos pelo 9° ano