21 de janeiro: Dia Mundial da Religião
Janeiro é o mês das grandes notícias, das grandes festas, do início de um novo ciclo, de uma nova vida. É o tempo de organizar os nossos pensamentos, as nossas metas e os nossos sonhos. E isso não poderia ser diferente em nossa vida espiritual. Buscamos, a todo momento, estar em comunhão com tudo o que acreditamos e que nos move. Essa experiência, de estar em sintonia com algo além do que podemos explicar, nos traz uma perfeita comunhão com nosso interior e com todos os que nos rodeiam. Por isso, neste mês de janeiro, celebramos o Dia Mundial da Religião.
A ideia da criação do Dia Mundial da Religião surgiu durante uma Assembleia Espiritual Nacional dos Bahá’ís, sendo divulgada apenas na edição de dezembro 1949, que ocorreu nos Estados Unidos. Nela, foi definido que esta comemoração seria realizada sempre no terceiro domingo do mês de janeiro. Sua criação foi o resultado de um grande desejo de tornar pacífica a convivência religiosa em todo o mundo, promovendo a cultura do diálogo, da tolerância e do respeito entre as religiões que pregam, como princípio, a bondade e a paz.
No Brasil, a comemoração é celebrada em comunhão com o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, que ocorre sempre no dia 21 de janeiro. Essa data foi criada com a intenção de incentivar a convivência pacífica entre as várias doutrinas e ideologias religiosas presentes em nosso país. A sua criação ocorreu no ano de 2007 em homenagem à Iyalorixá, Mãe Gilda, do terreiro Axé Abassá de Ogum (BA), vítima de intolerância religiosa, que veio a falecer de infarto em 21 de janeiro de 2000.
Que no próximo dia 21 de janeiro possamos comemorar esta data tão importante para todos os que buscam a bondade, a paz, o cuidado e o amor reconhecendo que somos diferentes, mas que ao mesmo tempo somos iguais e podemos viver em harmonia. Quando conhecemos um pouco mais daqueles que nos rodeiam conseguimos enxergar com o olhar desta fé que une a todos nós.
Sobre o autor
Este artigo foi produzido por Lucas Rafael Costa Borges, Assistente de Pastoral do SANFRA.