5 métodos de ensino que você precisa conhecer
O ato de educar um estudante pode ser feito de diferentes formas. Por isso, existem diversas linhas pedagógicas, com metodologias distintas, que auxiliam famílias e educadores nesse processo que começa na primeira infância e perdura até a juventude. Separamos cinco exemplos de métodos de ensino, confira!
5 linhas pedagógicas
Pedagogia Inaciana
Proposta pedagógica dos colégios jesuítas e adotada pelo SANFRA, a Pedagogia Inaciana está centrada na formação da pessoa em todas as suas dimensões, visando a formação integral, não somente no desenvolvimento cognitivo, mas também ético, social, emocional e espiritual. Sua metodologia coloca o aluno no centro do aprendizado como protagonista e desenvolve um processo personalizado de construção do conhecimento, no qual o estudante, com iniciativa própria, busca aprender e se atualizar de forma independente e criativa, situando o contexto do que aprende na realidade e vivenciando experiências que levam à reflexão e à ação. A Pedagogia Inaciana empenha-se em estimular o aluno a desenvolver ao máximo suas potencialidades, a exercer sua liberdade e a atuar com autonomia, educando pessoas competentes, conscientes, compassivas e comprometidas com a construção de uma sociedade solidária e com a busca do bem comum.
Tradicional
A linha Tradicional, conhecida também como conteudista, é a mais utilizada nas escolas brasileiras. Como o próprio nome diz, segue uma metodologia tradicionalista, na qual o ensino é centrado no professor, que atua com autoridade e com aulas expositivas, sem focar nas experiências individuais do aluno. Neste contexto, periodicamente, os estudantes realizam exercícios de repetição, além de provas e trabalhos sobre conteúdos aprendidos para absorvê-los e gravá-los, prevalecendo a memorização, sem contextualização e reflexão.
Montessoriana
O método Montessori propõe autonomia e liberdade, tendo como base o potencial criativo e a individualidade do estudante. Nesta linha pedagógica, o aluno tem, à sua disposição, diversos materiais de estímulo e pode escolher o que deseja fazer em seu dia a dia escolar. Apesar disso, precisa cumprir módulos obrigatórios para concluir cada etapa. Na metodologia Montessoriana, as salas podem ser organizadas de forma tradicional, por séries ou por ciclos, com alunos de diferentes idades.
Democrática
Na linha Democrática, todos participam do processo de ensino e aprendizagem: estudantes, família e demais colaboradores da instituição. O diferencial deste método é o fato de os alunos não precisarem seguir um cronograma de aulas padronizado. De acordo com seus interesses, eles podem escolher o que desejam aprender. Neste método, as avaliações acontecem por meio de trabalhos e participação ativa, e o estudante tem liberdade para devolver atividades que prefere.
Waldorf
A linha pedagógica Waldorf trabalha em ciclos de sete anos, são eles: 0 a 7 – nesta fase, o foco é desenvolver o estudante por meio de atividades lúdicas, com dinâmicas manuais, corporais e artísticas, além do foco no desenvolvimento psicomotor e cognitivo; 7 a 14 – neste momento, começa a fase de alfabetização e a educação de sentimentos, o intuito é que, além do aprendizado, o aluno crie maturidade emocional; 14 a 21 – essa é a fase de exercitar o pensamento e fazer uma análise crítica das situações. Em cada ciclo, o estudante tem um tutor fixo que acompanha seu desenvolvimento do início ao fim. Na última fase, o trabalho do tutor é compartilhado com professores especialistas.
Que saber mais sobre a linha pedagógica adotada pelo SANFRA? Acesse: O que é Pedagogia Inaciana? e Pedagogia Inaciana: como o SANFRA trabalha a formação integral?