A despedida da letra de forma
Esse semestre passou muito rápido, assim como o avanço dos nossos xaverianos. Mesmo antes de saber ler e escrever convencionalmente, a criança elabora hipóteses sobre o sistema de escrita. Identificar as fases em que cada um se encontra é desafiador, um importante passo para que os professores alfabetizadores levem todos a aprender. Diagnosticar o que os xaverianos sabem, quais hipóteses têm sobre a língua escrita, qual o caminho que vão percorrer até compreender o sistema e, finalmente, como alcançar a alfabetização, é o que permite ao professor organizar as intervenções adequadas à diversidade de saberes da turma.
“Nossa pedagogia é inspirada pelo Espírito. É com o ‘sopro’ de Deus que ela se move; é o Espírito que anima e que lhe dá vida e sentido.” Pe. Kolvenbach
Nosso maior objetivo é fazer com que os xaverianos aprendam e cresçam como pessoas para tornarem-se autônomos e adquirirem responsabilidade. Queremos que eles sejam conscientes, comprometidos e compassivos.
Parabéns aos nossos xaverianos dos 1º Anos que venceram os desafios e estão prontos para iniciar no retorno das férias, a Letra Cursiva.