15.08.25

A Espiritualidade Inaciana aplicada no SANFRA

A Espiritualidade Inaciana aplicada no SANFRA

Um encontro entre leigos, religiosos e jesuítas para momentos de formação, oração e partilha sobre a Espiritualidade Inaciana

No início do mês de agosto, o Mosteiro de Itaici acolheu cerca de 150 pessoas para o III Simpósio de Espiritualidade Inaciana, organizado pela Rede Servir, que teve como tema principal “A espiritualidade inaciana na Igreja e na sociedade atual: desafios e perspectivas”.

Representando o SANFRA, estiveram no Simpósio os docentes que ministram as disciplinas de Cultura Religiosa e Humanística e Filosofia; a equipe de Formação Cristã e Pastoral; o Diretor Geral Interino Ir. Jorge Luiz de Paula, SJ e duas colaboradoras dos setores administrativos, Gestão de Pessoas e Comunicação Institucional.

Foto: MAGIS Brasil

O evento foi um espaço privilegiado de reflexão sobre o papel da espiritualidade inaciana em um mundo cada vez mais marcado pelo secularismo, racionalismo e tecnicismo.

A programação contou com três missas na Igreja Nossa Senhora do Bom Conselho, que celebrava o Tríduo de Santo Inácio de Loyola. O Centro MAGIS Anchietanum conduziu as oficinas temáticas, as mesas-redondas e as experiências de oração.

Fotos: MAGIS Brasil

Os participantes também tiveram a oportunidade de contemplar oficinas temáticas e conferências. Nas conferências dirigidas pelo Pe. Rossano Zas Friz de Col, SJ, o jesuíta apontou como a cultura atual influencia e, por vezes, limita a experiência cristã, tornando essencial o resgate da espiritualidade como caminho mistagógico. 

Para ele, é urgente ensinar os fiéis a reconhecerem as moções interiores, discernirem suas experiências de transcendência e contemplarem Deus no cotidiano. “A busca de sentido nos leva a uma transformação interior e nos faz perceber que Aquele que nos criou atua em nossa história”, destacou. 

Oficina temática: “Olhinhos fechados, coração aberto”

Conduzida pelo Diretor Geral Interino do SANFRA, Ir. Jorge Luiz de Paula, SJ e o Coordenador de Formação Cristã e Pastoral, Fernando López, a oficina “Olhinhos fechados, coração aberto” compartilhou com o grupo uma das práticas realizadas no Colégio São Francisco Xavier com foco na formação integral dos estudantes da Educação Infantil.

A espiritualidade inaciana favorece o cultivo da interioridade, da escuta e do cuidado com o outro. Por meio de práticas simples como o silêncio, a gratidão e a contemplação, as crianças aprendem a reconhecer os sentimentos e a presença de Deus em sua rotina.

Esse caminho estimula o autoconhecimento e fortalece vínculos afetivos e espirituais. Assim, cresce nelas um modo de viver mais sensível, solidário e atento ao bem.

O III Simpósio de Espiritualidade Inaciana foi uma experiência de fé, discernimento e comunhão. Ao promover o diálogo entre espiritualidade e realidade, a iniciativa reforça o compromisso da Rede Servir em promover experiências transformadoras de fé a partir dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola. 

Texto adaptado de: Rede Servir e Jesuítas Brasil.