A UNIVERSIDADE HOJE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Marcada pelo pluralismo de ideias, liberdade acadêmica e diálogo permanente com a sociedade e as ciências, a Universidade constitui, hoje, de um espaço privilegiado para a formação profissional, ética e cidadã dos jovens. Como casa dos saberes, onde os diferentes campos do conhecimento científico manifestam suas diferenças e particularidades, a Universidade procura pesquisar, tematizar, ensinar e estender sua produção científica para atender às grandes demandas da sociedade, e contribuir para a construção de um pensamento crítico sobre os principais problemas globais.
Ensino, pesquisa e extensão são pilhares fundamentais de uma verdadeira Universidade, que, milenarmente, vem afirmando o seu ethos ao longo da história, mesmo com os percalços das crises políticas, econômicas e sociais, que, certamente, repercutem diretamente no seio da instituição de ensino superior.
Mais do que uma ilha de saberes, a Universidade é uma montanha localizada na planície, onde os problemas existentes horizontalmente – na base social em que ela está inserida – estão em estreita relação com a verticalidade de uma montanha, formada de acúmulo de saberes científicos, edificados ao longo de décadas e séculos. Por essa razão, a nossa Constituição Brasileira (Art.206) nos garante a autonomia, a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, bem como o pluralismo de ideias e concepções, seja nas circunstâncias políticas mais favoráveis, seja em contextos complexos e polêmicos.
AS NOSSAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PODEM COLABORAR, DE MANEIRA SIGNIFICATIVA, COM A MISSÃO DA COMPANHIA DE JESUS […]” Pe. Josafá Carlos de Siqueira, SJ Reitor da PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) e Presidente do FORIES.
No entanto, nos últimos anos, articulada com a sociedade, a Universidade vem passando por grandes desafios relacionados com as novas metodologias de ensino impostas pela cultura digital; a construção da interdisciplinaridade que interpela para um diálogo maior entre os diferentes campos científicos; as dificuldades econômicas que ora nos permite avançar, ora por vez nos impede de dar passos maiores no processo de crescimento da instituição; as novas demandas profissionais da sociedade que nos obriga a repensar os modelos acadêmicos vigentes, levando-nos a exercer uma ousadia criativa e inovadora.
Todos esses desafios não podem ser enfrentados isoladamente, por melhor que seja uma Universidade. Daí a importância da articulação em redes, sejam elas em escala mundial, como existem entre Universidades asiáticas e europeias, sejam mesmo dentro de organizações religiosas, como a Associação Internacional das Universidades jesuíticas, criada em Bilbao, Espanha, em 2018.
Outras redes também existem em âmbito regional, como temos hoje o exemplo da AUSJAL (Associação Universidades da Companhia de Jesus na América Latina), que agrega cerca de 30 instituições de ensino superior. Essa relação em redes ajuda a articular processos, manter a identidade, compartilhar conhecimentos, crescer no intercâmbio acadêmico, organizar atividades comuns e estimular os mecanismos de internacionalização.
Nesse espírito de manter maior articulação, intercâmbio e compartilhamento de Universidades, Faculdades e Centro Universitário, é que nasceu o FORIES (Fórum das Instituições de Ensino Superior da Companhia de Jesus no Brasil). Envolvendo seis instituições existentes no Brasil, os reitores que integram o FORIES procuram firmar acordos de cooperação acadêmica interinstitucional, discutir e compartilhar os desafios etc.
Cremos que as novas prioridades universais da Companhia de Jesus, associadas às prioridades da Província do Brasil, nos ajudarão no enriquecimento das muitas ações que hoje existem em nossas Universidades e Faculdades. Com um horizonte de abertura, profundidades e história, as nossas Instituições de Ensino Superior podem colaborar, de maneira significativa, com a missão da Companhia de Jesus, em escala global, regional e local