Aniversário do SANFRA: conheça a história do Colégio
No dia 12 de março, o Colégio São Francisco Xavier completará 94 anos! Já imaginou quantas histórias estão guardadas em cada tijolo, sala de aula e nas memórias de educadores e estudantes? Aliás, você se lembra de como o SANFRA começou?
Para relembrar a origem desta obra da Companhia de Jesus, visitamos o passado. Lá, encontramos uma pessoa muito especial, o Padre Guido Del Toro, SJ, que nos contou como essa missão iniciou. Relembre a trajetória do SANFRA até os dias de hoje, com certeza você notará diversas transformações!
A motivação
Nascido em Montepulciano, região de Toscana, Itália, Pe. Guido Del Toro chegou ao Brasil em 1924. Ele passou um tempo no Rio de Janeiro, aprendendo o idioma português e aperfeiçoando sua formação. Após, foi transferido à capital paulista para se dedicar à evangelização, atuando como Diretor da Cruzada Eucarística e do catecismo para crianças e pré-adolescentes.
Naquele período de pós-guerra, japoneses sofriam com a expatriação e vinham ao país à procura de acolhimento. Percebendo rostos novos no grupo de catequizandos, Pe. Guido decidiu direcionar a missão evangelizadora e educativa aos imigrantes japoneses e seus descendentes.
A fundação
Empolgado com a missão evangelizadora e educativa, Pe. Guido resolveu inaugurar um colégio no bairro da Liberdade. Assim, foi fundado o Collegio Catholico Japonez São Francisco Xavier em 12 de março de 1928.
Naquele período, também existia uma pessoa apaixonada pelo campo da filantropia e da educação: o Conde José Vicente de Azevedo. Em 1929, ele doou um terreno à Sociedade Brasileira de Educação para a construção do Collegio, colocando como responsável por esse compromisso o jesuíta Pe. Guido. Em 30 de novembro de 1931, o Collegio Catholico Japonez São Francisco Xavier passou a residir no bairro Ipiranga.
94 anos de história e diversas transformações
A instituição foi se desenvolvendo: em 1950, foi incluído o Ginásio (atual Ensino Fundamental II), em 1961, a escola passou a receber meninas e, em 1966, foi aprovado o 2° Grau (atual Ensino Médio). Depois de um tempo, o nome da instituição foi alterado para Colégio São Francisco Xavier, como referência ao jesuíta que realizou missões no Japão.
No ano de 2020, o SANFRA, como é carinhosamente chamado, passou por uma renovação e inovação dos espaços físicos e, também, dos processos pedagógicos. Clique aqui e saiba mais!
O SANFRA faz parte da Rede Jesuíta de Educação e tem como missão formar pessoas conscientes, competentes, comprometidas e compassivas, por meio das dimensões acadêmica, humana e cristã. Foram diversas crianças e jovens, de diferentes credos, raças e nacionalidades, que passaram pelo Colégio.
Veja fotos históricas do SANFRA
Para conferir fotos do início do SANFRA, clique aqui. Além das imagens históricas, você também encontrará uma linha do tempo, que traz mais detalhes dessa trajetória, e encontrará o livro “90 histórias de uma única história”. Essa obra reúne memórias de estudantes e colaboradores que passaram pelo Colégio.
Parabéns, SANFRA, pelos 94 anos de dedicação à educação!