Colaboradores do SANFRA participam dos Exercícios Espirituais
Entre os dias 16 e 18 de julho, cerca de 10 colaboradores vivenciaram a modalidade dos Exercícios Espirituais (EE) para educadores na Casa de Retiros Mosteiro de Itaici (Vila Kostka), em Itaici, bairro do município de Indaiatuba do estado de São Paulo.
Por meio da metodologia inaciana, a orientadora Sonia Goretti Pires, colaboradora do Colégio Companhia de Maria, convidou os participantes a experimentar o amor de Deus por meio da meditação da Palavra. Desse modo, eles foram profundamente acolhidos ao sentirem “Deus em todas as coisas”.
“Foi uma experiência única poder participar dos EE para educadores. Durante o retiro, consegui me reconectar com Deus, pois durante a pandemia acabei me afastando. Nos momentos de deserto, compartilhei com Deus meus medos, minhas angústias e inseguranças e pude sentir uma paz interior maravilhosa. Um dos grandes desafios foi conseguir silenciar os barulhos internos, já que o externo foi silenciado da melhor maneira possível. Sinto-me grata por ter recebido esse presente, pois pude desfrutar de momentos incríveis, a cada texto entregue, a cada capítulo da bíblia lido, ao filme assistido e a todas as partilhas, as quais me emocione e aprendi muito. Em especial, a oração de Santa Teresa de Jesus: não poderia tê-la conhecido num momento melhor, pois ajudou a acalmar meu coração.” – partilhou Karla Medeiros Santos, Coordenadora de Controladoria do SANFRA.
Francisco David Rodrigues, Especialista de Comunicação e Marketing, também socializou as suas impressões: “Eu pude vivenciar um verdadeiro reencontro comigo mesmo, com os outros, com as coisas e, sobretudo, com Deus. Em cada olhar, eu encontrei o outro e pude perceber o que é a riqueza das boas amizades. Eu me encontrei comigo mesmo no silêncio de cada oração pessoal. Eu me encontrei com as coisas da natureza, o verde, o ar (respirar fundo) e entender que Deus provém tudo o que precisamos. Por fim, eu encontrei Deus em todas as coisas e em todos os meus amigos, desde o cuidado quando cheguei ao quarto, os almoços, os chazinhos, eu pude sentir e entender que Deus sempre cuida de nós.”