Colégio São Francisco Xavier conclui reformulação em sua Equipe Diretiva
O Colégio São Francisco Xavier anunciou, nesta terça-feira, 03, a chegada da nova Diretora Acadêmica, Professora Ms. Kênia Virginia Silva Araújo Ferreira, graduada em Pedagogia, pós-graduada em Psicopedagogia e Mestre em Educação, ambos pela Universidade Metodista de São Paulo. Além disso, ela atuou como Diretora Pedagógica no Colégio Metodista durante onze anos e vem para o SANFRA com bagagem para acrescentar à Equipe Diretiva toda sua experiência e conhecimento pedagógico em prol de uma educação jesuítica e cristã.
Segundo o Irmão Marcos Epifanio, SJ, o SANFRA passa por mudanças constantes não só físicas, como organizacionais desde 2019. “Todo esse processo e acompanhamento da reformulação da Equipe Diretiva começou no final do ano passado, quando foi anunciada a integração do Tiago Agostinho à equipe diretiva, que antes era Coordenador de Comunicação e Eventos e foi visto como alguém que pudesse agregar e foi trazido à equipe como Assistente da Direção Geral. Neste momento já se inicia a mudança do nível humano da equipe e como ela se recoloca dentro do SANFRA para melhor servir e para mais amar”, diz.
A chegada da professora Kênia se apresenta em um cenário conclusivo na composição da nova Equipe Diretiva, tendo ela quatro membros. Sua chegada vem acompanhada de muitos desafios e consolidações a serem feitas, que faz com que o Colégio São Francisco Xavier olhe para o futuro de maneira assertivas e proporcionando uma educação de qualidade. “Seja a vinda da professora Kenia como Diretora Acadêmica, seja a recolocação do Tiago Agostinho como membro da Equipe Diretiva, seguramente dá um novo fôlego a todos e uma visão diferenciada, um olhar plural neste momento. É um validador também de que o SANFRA é um colégio vivo, com o cuidado, a humanização das pessoas que estão aqui, das pessoas que não conseguimos reter, daquelas que não estão conosco, mas continuam a amizade, a relação e o afeto pelo Colégio”, completa o Irmão.
Conheça um pouco mais da Diretora Acadêmica, Professora Ms. Kênia Virginia Silva Araújo Ferreira:
Qual é a expectativa para essa nova jornada no SANFRA?
A expectativa para este início de trabalho é alta. Eu li muito sobre a Rede Jesuíta de Educação e sobre a Companhia de Jesus e os meus valores profissionais e pessoais se agregam. Vir para uma instituição desse porte, estando neste momento da minha carreira, com essa possibilidade eu vejo como um propósito de Deus para minha vida. Como professora – minha primeira formação e eu sempre lembro de onde vim – eu vejo como um grande desafio, o que me dá muito vigor para o tempo que eu estiver aqui.
Qual as perspectivas para o futuro?
A continuidade de um trabalho, que vem sendo construído ao longo dos anos. A história do SANFRA não começa quando alguém chega, a história do Colégio é muito tradicional e é de uma força pedagógica institucional grandiosa. Certamente eu vou colher frutos de muitos trabalhos realizados e pretendo dar continuidade e semear tantos outros.
Como você enxerga o Projeto SANFRA 2020?
Eu estou muito ansiosa. Tudo é muito pensado, tem uma intenção, é bem planejado, seja a curto ou médio prazo. Eu vejo muita beleza pedagógica e o cuidado com todos os aspectos. Você vê desde a delicadeza de um copo d’agua até o cuidado com o ir e vir, com a escolha de material, com a escolha de um livro e com investimento nos profissionais. Com essa estrutura, os processos pedagógicos se tornam um grande desafio.