Como o SANFRA buscou continuar sua prática pedagógica em tempos de isolamento social

O mundo mudou e agora, mais do que nunca, as escolas se viram obrigadas a se adaptar às novas tendências dentro das aulas (virtuais)
Como é de conhecimento de todos, face aos desdobramentos do contexto que envolve o novo Coronavírus (COVID-19), o SANFRA adotou, como alternativa ao acompanhamento pedagógico dos Xaverianos, migrar as aulas que ocorriam na modalidade presencial para o modo à distância. Visamos dar continuidade ao processo de aprendizagem previsto no Plano de Aprendizagem para o ano letivo de 2020, minimizando as lacunas decorrentes do período de afastamento das atividades presenciais previstas.
A proposta pedagógica dos colégios jesuítas está centrada na formação da pessoa toda e para toda a vida; trabalhamos para realizar uma aprendizagem integral que leve o aluno a participar e intervir autonomamente na sociedade: uma educação capaz de formar homens e mulheres conscientes, competentes, compassivos e comprometidos. (PEC, n. 25)
De repente, o mundo mudou e, mais do que nunca, a escola se deparou com outras questões: aulas online, novas ferramentas digitais e a preservação do vínculo com os estudantes à distância. Para lidar com essa nova realidade da sala de aula, todo o corpo docente tem sido convidado e desafiado a preparar o espaço virtual com intencionalidade, a repensar o que significa a participação das crianças na sala de aula, a promover cada vez mais aulas ativas e criativas, a estimular mais a autonomia intelectual dos estudantes, a criar novas conexões e a usar ferramentas digitais, visuais e analógicas para potencializar a aprendizagem.
Ao planejar o conteúdo ministrado, utilizamos a plataforma educacional Moodle e o aplicativo Teams. Os professores utilizam também em suas aulas algumas plataformas educacionais, tais como: Kahoot, Mangahigh, Kam Academy e Jornal Joca, que bem contextualizadas, aprimoram ainda mais o trabalho e deixam as aulas mais interativas e dinâmicas. Os projetos almejam à transposição dos limites frios atualmente delineados para o ensino formal, descritivo e axiomático, para um novo cenário, rico de estímulos e fortemente interativo, capaz de proporcionar a autonomia do Xaveriano em elaborar e testar suas hipóteses. (PEC 42).
As tecnologias digitais vêm alterando a vida nas sociedades contemporâneas. Novas e surpreendentes tecnologias da informação e da comunicação têm estreitado as distâncias e possibilitado a cocriação, apropriação e disseminação de conhecimentos. Junto com as demais organizações, a educação está imersa num entorno tecnocomunicativo. Há uma conexão em tempo real entre os seres humanos e os coletivos, independentemente de onde estejam, na qual virtual e real se misturam e afetam, principalmente, os nativos da cultura digital. (PEC, n.26)
Em nosso trabalho, temos como objetivo preparar crianças e adolescentes para a vida, ajudando-os a se desenvolverem integralmente. Isso significa oferecer oportunidades para que se fortaleçam nas mais diferentes competências. Além disso, a educação Inaciana pretende formar pessoas conscientes, competentes, compassivas e comprometidas, homens e mulheres para os outros e com os outros, qualidades que se complementam e que juntas constituem o que entendemos por uma educação de qualidade.
Para inovar é preciso inovar-se. Se não fizermos um esforço pessoal para inovar a nós mesmos, não teremos condições de inovar a educação. O caminho que se anda todo dia é mais cômodo, porque é repetido de modo inconsciente. Mas há caminhos novos. Eles podem não ser tão cômodos no início, mas nos levam a lugares surpreendentes.
Este artigo foi produzido por:
Daniela Conti de Oliveira – Coordenadora da Educação Infantil e Fundamental 1
Graduada em Pedagogia
Pós-graduada em Alfabetização e Letramento e Psicopedagogia
Mestre em Gestão Educacional
Edson Bolignari – Coordenador do Fundamental 2 e Ensino Médio
Graduado em Biologia e Pedagogia
Especialista em Educação Inclusiva
Leia também
- 14.03.25 Adaptação escolar na Educação Infantil: como tornar esse momento mais tranquilo?
- 13.03.25 SANFRA 97 anos
- 06.03.25 Dia Internacional das Mulheres: momento de reflexão sobre os desafios e as lutas femininas
- 25.02.25 Colégio São Francisco Xavier: fortalecimento de laços com a comunidade do Ipiranga