Dicas de atividades físicas para fazer em casa
Durante o período de quarentena, é comum as pessoas ficarem em casa e abandonarem seus hábitos esportivos. Afinal, muitas vezes falta espaço para executar os exercícios ou até mesmo o ambiente caseiro não se torna propício a esse tipo de atividade. Ronaldo Muñoz, novo coordenador de Cursos Extras, acredita que isso pode gerar consequências à saúde das pessoas e dos Xaverianos. “As pessoas ficarão muito tempo sentadas ou deitadas por conta da restrição de espaço para deslocar-se, fazendo com que o nível de condicionamento físico diminua. Consequentemente, o corpo terá uma diminuição da resistência cardiorrespiratória, massa muscular e um acúmulo de gordura corporal”, diz ele, que é profissional de Educação Física e atua na área de Cursos Extras há vinte anos.
Para os Xaverianos realizarem atividades físicas, é importante que eles estejam em um lugar seguro, acompanhado de um adulto e a intensidade das atividades deve respeitar a capacidade e o limite de cada um. As brincadeiras também podem tomar espaço nesta rotina, como ele destaca. “Este período poder ser um ótimo momento em que os familiares possam resgatar e compartilhar algumas brincadeiras de quando eram crianças onde a tecnologia não era tão presente como é hoje em dia. É o momento de usarmos bastante criatividade para desenvolver atividades motoras e cognitivas em família”.
Ronaldo também destaca outro desafio aos pais e responsáveis: a alimentação. “O ideal é seguir uma alimentação balanceada e equilibrada, dentro dos horários tradicionais e evitar comer fora de hora e sempre lembrar de beber água. A quarentena irá alterar a rotina de muitas pessoas e cuidar da saúde nesse momento é muito importante, por isso alimentação e atividades físicas serão de extrema importância para que as pessoas se mantenham saudáveis. E por meio da atividade física conseguimos melhorar o nível de concentração e diminuímos a ansiedade, favorecendo uma sensação de bem-estar e relaxamento”, completa.
Veja algumas atividades físicas indicadas pelo professor Ronaldo.
Educação Infantil e Fundamental I
- Circuitos de deslocamento (zigue-zague, equilíbrio, túnel, saltos, obstáculos).
- Criar brinquedos ou jogos com sucatas ou com materiais alternativos (bola de meia, bexigas, bolinha de papel, garrafas PET, tampinhas, jornal, bolha de sabão).
- Jogos de desafios com alvos, arremessos ao cesto adaptado.
- Acompanhar coreografias de dança disponíveis na internet ou no vídeo game.
Para Ensino Fundamental II e Ensino Médio
- Alongamentos que são de conhecimento e praticados nas aulas.
- Circuitos ginásticos/funcionais por tempo (deslocamentos curtos, polichinelo, elevação de joelho, saltos, pular corda, agachamento, abdominal, prancha, escada),
- Manipulação de materiais (bola, corda, fita, arco) de acordo com a modalidade preferida.