Do Sanfra ao Padre Chico na ponta dos dedos
Buscando proporcionar aulas e atividades expositivas, dialogadas e colaborativas que propicie a apropriação de saberes e conhecimentos específicos para o planejamento e execução das ações pedagógicas, os Xaverianos dos nonos anos tiveram um momento de sensibilização no projeto que envolve as disciplinas de Matemática, Geometria, Química e Física.
Metade deles foram vendados para vivenciar as dificuldades sofridas pelos deficientes visuais, sendo guiados pelos colegas em um caminho do Sanfra ao Instituto de Cegos Padre Chico e, na volta, inverteram a situação. Em seguida, foram ao auditório do Colégio para compartilhar as experiências e apresentar o projeto “Do Sanfra ao Padre Chico na ponta dos dedos” que tem como objetivo promover a interação entre os Xaverianos e os educandos do Instituto, gerar consciência e respeito, além de desenvolver conhecimentos práticos, contextualizados, que respondam às necessidades da vida contemporânea.
Por fim, os Xaverianos irão construir uma maquete tátil impressa em Impressora 3D das construções da Rua Vicente da Costa para ser entregue à Instituição de Cegos Padre Chico. O Colégio São Francisco Xavier busca “favorecer ao estudante o contato, a apropriação, a formulação e a reformulação do conhecimento, atuando sempre de modo a tornar efetiva a aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades e competências necessária ao exercício da autonomia”. (PEC 42)