Educação Física: estudantes adaptam o jogo de bocha
Independente da fase da vida, a prática de atividades físicas e esportivas é de extrema importância para a saúde e o bem-estar, além de ajudar a prevenir alguns tipos de doença. Na infância e na adolescência, os exercícios estimulam as habilidades motoras e cognitivas, trazem fortalecimento aos músculos e às articulações, promovem interação social e auxiliam no combate ao sedentarismo.
Nas aulas de Educação Física do professor Carlos Eduardo Moreira Bernardino, os estudantes do 3° ano do Ensino Fundamental foram apresentados ao jogo de bocha, um esporte que é muito praticado por pessoas com mais de 60 anos, devido a sua baixa intensidade. No trabalho com as crianças, a atividade auxilia no desenvolvimento da coordenação motora, na motricidade fina, no raciocínio, na noção espacial e na articulação de estratégias.
Essa dinâmica aconteceu no início do mês de março, período no qual as atividades ocorriam em formato híbrido. Na adaptação desta modalidade, o educador adequou o jogo para que todos os alunos (presencial e on-line) pudessem participar de forma efetiva. Os estudantes produziram suas próprias bolinhas e, além da prática esportiva, também desenvolveram o trabalho manual com recortes e pintura.
Nesta adaptação, as crianças puderam trabalhar os conceitos de distância e a força dos dedos. Veja abaixo como os estudantes do 3° ano se saíram nesta atividade.
Leia também: O que queremos para os nossos filhos?