Inglês: estudantes treinam leitura e interpretação de texto de forma instigante e inteligente

Reading (ler) é uma das quatro habilidades a serem desenvolvidas por qualquer pessoa que deseja ser fluente no idioma inglês. Para estimular essa capacidade, o Programa Bilíngue possui um projeto que trabalha a leitura e a interpretação de texto de forma instigante e inteligente.
Conforme explica o educador Sergio Ricardo Rorato, o projeto tem como objetivo a leitura, análise e compreensão de conteúdos de caráter jornalístico, científico e informativo. “Também trocar ideias em relação aos textos lidos e, assim, desenvolver o senso crítico e a habilidade de reflexão pós-leitura.”
Essa capacidade é estimulada em conjunto com as outras competências writing (escrever), listening (ouvir) e speaking (falar). No primeiro semestre, os estudantes do 5°, 6° e 9° ano do Ensino Fundamental II trabalharam com a história em quadrinhos em formato de tirinhas de jornal. Nessa fase, o professor Sergio convidou os alunos a desenharem e a descreverem seus personagens favoritos em inglês.
“Eles se envolveram completamente [com a atividade]. Todos postaram seus personagens e até comentaram os desenhos dos colegas de sala”, avalia o educador.