“O ser humano é criado para louvar, reverenciar e servir a Deus Nosso Senhor, e assim salvar a sua alma” (EE, 23)
De 29 de setembro a 01 de outubro, um grupo de 10 colaboradores do SANFRA se reuniu para realizar a 1ª Etapa dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, Princípio e Fundamento, no Centro de Espiritualidade Flos Carmeli, em Mairiporã.
Os educadores reunidos conseguiram se aproximar mais das características fundamentais de uma obra da Companhia de Jesus, compreendendo de que forma os Exercícios Espirituais são o motor da espiritualidade e pedagogia que nos identificam.
Segundo o Projeto Educativo Comum da RJE, “o convite à experiência dos Exercícios Espirituais (EE) é parte dos programas de desenvolvimento das Unidades Educativas, considerando necessidades e circunstâncias locais.” (PEC, 80). Dessa forma, a riqueza desse momento oferecido aos profissionais que participaram, concedeu-lhes ferramentas para o próprio crescimento humano e espiritual, sendo uma experiência profunda de autoconhecimento e comunicação com Deus.
Organizados pela Formação Cristã e Pastoral, os Exercícios contaram com a orientação de Pe. Cleiton Nery, SJ, e a participação e animação litúrgica dos estudantes jesuítas Nelinho Alves e James Castro, além do acompanhamento do Ir. Jorge Luiz de Paula, SJ, Assessor Pedagógico do SANFRA.
No silêncio interior, na oração pessoal e comunitária, na partilha em pequenos grupos e em contato com a natureza, os participantes aprofundaram o Princípio e Fundamento dos Exercícios Espirituais, experimentando o amor de Deus Criador, e assim, entendendo-se como criaturas livres assumindo o próprio projeto de vida na busca da vontade divina.
Cada educador e educadora confirmou que os Exercícios Espirituais “comprometem totalmente o corpo, a mente, o coração e a alma da pessoa humana. Por isso, propõem não só temas de meditação, mas também realidade para a contemplação, cenas para a imaginação, sentimentos que se devem avaliar, possibilidade a serem exploradas, opções a considerar, alternativas a ponderar, juízos a formular e eleições a fazer em vista de um objetivo único: ajudar as pessoas a buscar e achar a vontade divina na ordenação da própria vida”. (Pedagogia Inaciana, uma proposta prática, nº. 24)
A vivência dos Exercícios nos anima no desejo de buscar sempre a vontade de Deus para nossa vida e discernir por meio da oração para onde o Espírito quer nos conduzir. É uma tarefa constante!