Qual a relação entre Outubro Rosa e o Novembro Azul com a Literatura?

O Colégio São Francisco Xavier, buscando mostrar a importância da prevenção do câncer de mama e do câncer de próstata, participa ativamente das campanhas realizadas nos meses de outubro e novembro. Além disso, oferecemos oportunidades para que o conhecimento seja constituído de diversas formas, individual e coletivamente.
Dentro das atividades pedagógicas desenvolvidas pela 2ª Série do Ensino Médio, os xaverianos estudaram, no mês de outubro, as escritoras no Brasil. Eles perceberam que as mulheres só tiveram suas obras divulgadas no país a partir do século XIX, pois até então não podiam exercer nenhum tipo de atividade intelectual ou cultural. A partir disso, elas começaram a se organizar e a reivindicar maior participação na sociedade.
Divididos em grupos, eles escolheram uma escritora do século XIX e pesquisaram sobre sua biografia, principais obras e o movimento literário a qual esteve inserida. Logo após, produziram um cartaz sobre a artista escolhida, em que foram dispostas fotografias, caricaturas ou pinturas, além de suas principais obras e um trecho relevante de sua produção artística.
No dia da entrega dos trabalhos, os xaverianos organizaram as estantes dividindo os livros disponíveis na biblioteca entre autores brasileiros de gênero masculino, feminino e LGBT. Os livros da Biblioteca do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio foram identificados com fitas vermelhas (mulheres), azuis (homens), e com o arco-íris (LGBT). O trabalho buscou mostrar a discrepância entre homens, mulheres e LGBT’s na literatura brasileira.
Veja você mesmo nas fotos e tire suas próprias conclusões!
E a resposta ao título deste texto é a seguinte: tudo isso é educação!
Leia também
- 14.03.25 Adaptação escolar na Educação Infantil: como tornar esse momento mais tranquilo?
- 13.03.25 SANFRA 97 anos
- 06.03.25 Dia Internacional das Mulheres: momento de reflexão sobre os desafios e as lutas femininas
- 25.02.25 Colégio São Francisco Xavier: fortalecimento de laços com a comunidade do Ipiranga