15.10.21

Qual é a origem do Dia do Educador?

Qual é a origem do Dia do Educador?

Existe um dia no ano em que refletimos sobre a importância dos educadores para a sociedade brasileira. Declarada como “Dia do Professor”, a data 15 de outubro é um feriado escolar que visa homenagear todos que contribuem para a formação dos cidadãos. Mas você sabe a origem dessa celebração? Confira abaixo!

Qual é a origem do Dia do Professor?

Primeira Lei Geral de educação no Brasil

Há alguns fatores que tornaram o dia 15 de outubro como o Dia do Professor. Um dos motivos vem do período imperial, quando o Imperador do Brasil Dom Pedro I assinou um decreto que mandava criar escolas primárias no País. O documento foi outorgado no dia 15 de outubro de 1827, trata-se da primeira Lei Geral de educação no Brasil.

O primeiro artigo dizia: “em todas as cidades, vilas e lugares mais populosos, haverá escolas de primeiras letras [hoje, ensino fundamental] que forem necessárias”. Entre os assuntos contidos na Lei estavam a descentralização do ensino, a admissão e remuneração de professores e o currículo mínimo.

Padroeira dos educadores

Outro motivo para a escolha do dia 15 de outubro: essa data é consagrada à Santa Teresa de Ávila, padroeira dos educadores. Teresa foi uma das primeiras mulheres a aprender a ler em um período no qual elas eram proibidas de acessar livros. Ela morreu em 4 de outubro de 1582, mesmo dia em que o calendário começou a passar por reformas, levando a data do falecimento para o dia 15. Teresa foi canonizada em 1622 e deixou várias obras à humanidade.

Professor Salomão Becker

Em 1947, o professor paulista Salomão Becker resolveu transformar a data 15 de outubro no Dia do Professor e celebrá-la nas unidades escolares de Piracicaba, cidade do interior de São Paulo onde morava. Contudo, a tradição local alcançou outras regiões do país até que, finalmente, foi declarado feriado escolar por meio do Decreto Federal 52.682/1963. Uma das frases mais famosas de Becker é “Professor é profissão. Educador é missão”.

Direção Geral deixa mensagem aos educadores do SANFRA

Para o Colégio São Francisco Xavier, educador é quem compartilha conhecimento e valor, estimula as capacidades cognitivas e motoras ou contribui de algum modo para o desenvolvimento dos estudantes. Por isso, parabenizamos todos aqueles que buscam, constantemente, colaborar para a formação integral de pessoas conscientes, competentes, compassivas e comprometidas. Confira a mensagem da Direção Geral para os educadores!

Feliz Dia do Educador! Obrigado pela dedicação, pelo cuidado, pela paciência e parceria.

Santa Teresa de Ávila, Rogai pelos educadores!