Qual é o contrário de amarelo?
De acordo com o dicionário Houaiss, a palavra contrário tem o seguinte significado: que tem direção ou sentido oposto; avesso, reverso ou o que há desacordo; oposto, diverso. Mas saiba que nem tudo tem seu contrário. Esse foi o tema da Roda de Conversa do 3º trimestre de 2017, oportunidade em que o Diretor-Geral, Irmão Marcos Epifanio, SJ, visitou as salas de aula para conversar com os xaverianos. Essa atividade é baseada no Projeto Educativo Comum da Rede Jesuíta de Educação (PEC) e tem o objetivo de aproximar o xaveriano do diretor, além do diálogo religioso-humanístico.
Nossos xaverianos descobriram que existem elementos sem seus contrários, que são apenas diferentes dos outros. É o caso do amarelo, citado no título do texto. Para trabalhar com tal abordagem, os xaverianos receberam o livro “Lá na terra dos contrários … tudo pode dar certo”, escrito pelo Irmão Marcos Epifanio, SJ, e ilustrado por Genésio Dantonio Junior. Além do livro, os professores foram presenteados com um encarte que possibilitou oferecer aos xaverianos inúmeras situações didáticas relacionadas à compreensão do texto por meio da localização de informações, estabelecendo relações e inferências. O livro conta a história de amor entre Catarina e Bonavento, que, depois de se casarem, tiveram um filho chamado Cata-vento. Em 2017 o Sanfra adotou como símbolo o Cata-Vento. Isso remete a sua estrutura e funcionalidade. Ele é formado por um conjunto de pás dispostas lateralmente sobre um eixo horizontal, em que a haste fixa pode representar a importância de estarmos firmes em nossas convicções de uma formação com excelência e cada pá, levemente torcida como uma hélice, nos dá mais impulso para impulsionar nossos xaverianos à competência, consciência, compassividade, compromisso, criatividade, curiosidade…
Além do livro, os xaverianos foram presentados com um cata-vento, para recordarem da história e da importância de aceitar as diferenças.