Retorno às aulas

Enfim, o mês de férias tão esperado já acabou – entre passeios, viagens para alguns, momentos de lazer e de descontração para outros, ou apenas o “fazer nada” em casa acompanhado dos pais e amigos chega ao final. O momento de retornar está aí.
Para alguns esse momento é esperado com entusiasmo para rever amigos, professores, mudar de ambiente e seguir adiante com sua rotina acadêmica, porém, nem todos sentem dessa forma. Especialmente para os pequenos esse pode ser um momento de grande ansiedade e desconforto.
Alguns podem até expressar esses sentimentos com choro, birras, teimosia, negação, entre outros comportamentos que demonstram claramente sua posição. Tudo isso gera também grande confusão e preocupação nos pais que ficam, por vezes, “reféns” desses comportamentos e não sabem como agir.
A dica é avaliar os comportamentos da criança, perceber alterações ainda que pequenas no seu cotidiano e o quanto o momento que antecede a ida ao colégio é angustiante para o filho. Nesse momento o ideal é sempre dialogar com a criança para tentar compreender o que está ocorrendo, quais motivos a criança tem em não querer voltar ao espaço escolar, que anseios e fantasias está criando.
Ao conversar com a criança os pais poderão entender o que está se passando e tranquilizar o filho, mostrando que o espaço da escola é um local de acolhimento, de aprendizado, de brincadeiras e de amizade, e que é muito bom poder retornar a esse convívio. Algumas crianças são mais resistentes a essas mudanças em sua rotina e somente esse período de descanso já é suficiente para causar todas essas reações comportamentais.
Uma última dica fundamental é confiar na escola, nos professores, na Coordenação Pedagógica e na parceria que existe entre ambos – com certeza as crianças percebem esse vínculo e se beneficiam muito dessa relação. Em qualquer situação não deixe de buscar ajuda e orientação.
Paulo Sergio Estevam Ferreira
Psicólogo – CRP: 06/93350
Leia também
- 14.03.25 Adaptação escolar na Educação Infantil: como tornar esse momento mais tranquilo?
- 13.03.25 SANFRA 97 anos
- 06.03.25 Dia Internacional das Mulheres: momento de reflexão sobre os desafios e as lutas femininas
- 25.02.25 Colégio São Francisco Xavier: fortalecimento de laços com a comunidade do Ipiranga