17.04.20

SANFRA em Revista: No SANFRA, segurança também é prioridade

SANFRA em Revista: No SANFRA, segurança também é prioridade

A segurança no Colégio é um tema discutido todos os dias, visto que a população está cada vez mais vulnerável e insegura. Atitudes preventivas são imprescindíveis para gerar um ambiente tranquilo e harmonioso. Além de sistemas avançados de monitoramento e seguranças controlando o fluxo de pessoas, o SANFRA capacita seus colaboradores para agirem em qualquer situação de risco, preservando a saúde e integridade dos Xaverianos e funcionários aqui presentes.

Primeiros Socorros

Como o número de Xaverianos, colaboradores e famílias circulando em nossas dependências é grande, e muitas das atividades que ocorrem no ambiente escolar estão relacionadas ao contato físico, é provável que pequenos imprevistos aconteçam. Por isso, é primordial o investimento em uma equipe de primeiros socorros, assim como equipamentos necessários para dar suporte ao atendimento.

No SANFRA, temos uma equipe de primeiros socorros à disposição para que o atendimento seja feito de forma rápida e efi ciente, evitando o risco de complicações futuras à saúde de todos. A equipe de enfermagem é composta pelas técnicas Marina Fortunato e Eliane Alves. Ambas possuem experiência na área e estão a postos, todos os dias, para dar atendimento a quem precisa. Além delas, trinta colaboradores fi zeram o curso de primeiros socorros do Centro Formador da Cruz Vermelha e estão aptos para atender a quem necessita. Nesse treinamento, eles aprenderam a lidar com as principais emergências que acometem crianças, princípios básicos em caso de acidentes, biossegurança, transporte da vítima, desobstrução de vias aéreas, entre outras práticas.

Proteção contra incêndios e notificações de perigo

Cada empresa tem sua filosofia de trabalho, ramo de atividade, quadro de funcionários, layout, riscos específicos e tantos outros fatores que nunca devem ser ignorados. Levando em consideração a realidade do SANFRA, o Centro de Treinamento Águia de Fogo desenvolveu um treino sob medida para atender as necessidades específicas da escola e normas vigentes. O curso de brigadistas contou com 40 colaboradores que aperfeiçoaram seus conhecimentos teóricos e práticos sobre os princípios básicos de prevenção e combate a incêndios, bem como estabelecer um padrão de comportamento visando uma atitude adequada, rápida, segura e isenta de pânico em emergências.

Investimentos em modernos equipamentos de notificação de perigo também foram feitos para que seja possível alertar as pessoas de forma ágil. Além disso, as ações a serem tomadas, caso ocorra uma notificação, devem estar bem alinhadas com todos para que o procedimento seja feito sem alarmar as pessoas de forma excessiva. A estrutura preventiva do SANFRA é composta pela instalação de extintores de incêndio, placas que sinalizam ambientes inseguros, saídas de emergência e notificações de perigo, além da indicação da equipe de brigada em cada local, a fim de agilizar a ação de combate a incêndios.

Inspeção das Instalações e Atividades

As inspeções servem para verificar se um local está seguro ou se demanda algum tipo de cuidado para que nenhum acidente aconteça. Para garantir essa segurança, é de suma importância realizar uma verificação cuidadosa das instalações.

A equipe de Facilities do SANFRA, constantemente, monitora os espaços com o objetivo de torná-los menos suscetíveis aos problemas que possam surgir. Dessa forma, é mais fácil prever e impedir que muitos problemas ocorram, tornando o ambiente e suas atividades mais seguras.

Procedimento Operacional Padrão

O objetivo do procedimento é divulgar as informações úteis para situações de perigo, modos de operação, condução e solução de problemas. O cérebro humano não consegue distinguir situações vivenciadas de situações imaginadas, por isso, fazer com que as pessoas prevejam condições de risco e ensaiem mentalmente a forma como vão agir torna os indivíduos mais conscientes e preparados para o caso de uma situação real de perigo. Por isso, é essencial que o procedimento de ensaio conte com o maior número de setores, interagindo de forma coordenada.

Controle de acessos e APP

Hoje em dia o controle de acesso no SANFRA é realizado por meio de catracas de última geração com o intuito de monitorar a entrada e saída dos Xaverianos e colaboradores do Colégio. Através da integração com um software de gerenciamento é possível realizar o controle de acesso, permanência e saída de cada um. Além de realizar o gerenciamento do fluxo de pessoas, a catraca controla o acesso de indivíduos não autorizados a entrar na escola. No APP Saída Inteligente, o Colégio acompanha em tempo real a chegada das famílias e organiza a saída dos Xaverianos já na ordem. Essa ação diminui a espera, reduz filas, infrações de trânsito, como bloqueios e fila dupla, e agiliza, cada vez mais, o embarque e desembarque de modo seguro.

Artigo escrito por Rodrigo Guedes Fontes, Diretor Financeiro e Administrativo, para a SANFRA em Revista.