#SanfraCuida: A rotina estudantil do SANFRA
O novo cenário mundial modificou a vida de todos nós de maneira abrupta e sem precedentes – não houve um tempo para que pudéssemos nos preparar para tantas mudanças em nosso cotidiano. Aliado a tudo isso temos que olhar por todos os que de nós dependem, seja do ponto de vista econômico, físico, emocional, material, etc. A carga para os adultos jovens, pais, filhos, netos, ficou maior de um momento para outro. Muito temos lido, assistido, acompanhado em redes sociais e todas outras formas de comunicação. Não pretendemos aqui nos alongar em assuntos já conversados anteriormente.
A ideia nesse momento é pensarmos juntos em como adaptar nossas rotinas de trabalho em casa (home office, teletrabalho), com a ajuda tão necessária que nossos filhos, sejam crianças ou adolescentes, precisam nesse momento – sim, eles precisam e muito de todo nosso apoio material, cognitivo e principalmente, afetivo. A questão que, por vezes nos angustia, é, que não somos professores, não temos formação para tal, não sabemos orientar, ensinar, entre várias outras inquietações. A resposta pode ser que não temos que nos impor mais esse “peso” nesse momento, e podemos tentar usar o tempo (que hoje está muito maior) a favor de muitas coisas positivas na relação pais/responsáveis-filhos – temos a oportunidade de estarmos mais tempo juntos, fazermos atividades que antes não teríamos tempo suficiente, elaborar jogos, brincadeiras, conversas, que talvez antes ficassem para um segundo plano em detrimento de tantas possibilidades fora de casa. É um momento em que um envolvimento parental genuíno, participativo, positivo se faz necessário. Precisamos pensar em maneiras de termos regras claras, consistentes, porém totalmente abertas a negociação sadia e flexibilizações pertinentes.
Não devemos exigir demais e não cumprir o que foi proposto posteriormente. Há de haver um equilíbrio entre o que seria o ideal e o que é real, dentro do contexto que estamos vivendo, e que é muito particular de cada família. O que não podemos abrir mão é de observarmos a fase de desenvolvimento em que nossos filhos se encontram, percebendo que o que funciona em uma idade, pode não ser adequado para outra. O importante é garantirmos o desenvolvimento da autonomia, autoconfiança e autoestima de nossos filhos em qualquer idade.
Pensamos em algumas dicas que podem ser bastante úteis nesse momento, que visem, antes de mais nada, manter um clima de aprendizagem em todos os sentidos durante a suspensão de atividades escolares presenciais, pensando no bem-estar de pais e filhos de todas as idades.
A dica é manter uma rotina – a sensação de não estarmos em férias precisa ficar evidenciada, mesmo estando em casa e “livre” de algumas obrigações. É fundamental reservar um horário para os estudos, de preferência no mesmo turno em que estuda regularmente. Quando falamos acima sobre flexibilização de regras, podemos usar aqui – com os adolescentes, por exemplo, esse horário pode ser ajustado, quando não estiverem em aulas online ao vivo. Durante os estudos, é importante estabelecer um cronograma de atividades e segui-lo à risca. Uma tendência pode ser deixar para depois o que não é tão fácil e prazeroso. Fique atento!
Pequenas pausas para descanso são importantes –5 a 10 minutos são suficientes. Reserve um local para os estudos, de preferência arejado e silencioso, deixando de lado aparelhos eletrônicos, celulares, etc. Não caia na armadilha de estudar na cama, ou no sofá – isso poderá induzir o sono. Ao término dos estudos em “horário escolar”, é hora de se alimentar de maneira saudável, descansar, e fazer, se possível alguma atividade física.
A interação com colegas pode ser bastante importante. Grupos de estudos online, vídeo chamadas, para compartilhar dúvidas, anseios, ou ao menos conversar informalmente pode ser de grande valia – diferencie e aproveite esses momentos. O restante do dia de estudo deve seguir normalmente – faça suas leituras, revise conteúdos, pesquise.
Equilibre seu tempo, mantenha sua mente tranquila e foque no que é importante!
Os pais aqui devem apenas monitorar e acompanhar o fluxo todo, se fazendo presente e auxiliando no que for preciso. Perceba que havendo uma regra clara, combinada entre todos, os dias fluirão mais tranquilamente, lembrando sempre que a valorização do professor é essencial para a construção de uma relação de respeito entre escola, alunos e família, e os pais podem contribuir muito para que isso aconteça, principalmente neste momento de distanciamento físico. Ter pontos de vista diferentes é ótimo e enriquece o trabalho, mas cabe também à família reforçar o fazer pedagógico dos educandos. Para isso, os pais podem estimular a proatividade, a responsabilidade e a autonomia na hora das atividades e transformar pequenas dificuldades encontradas por eles em oportunidades para descobrir e pesquisar mais sobre alguns assuntos. Pequenas ações como essas fortalecem a postura de um estudante mais pesquisador, mais autônomo e vocês pais, poderão aproveitar com mais qualidade esse período.
Para as crianças a dica é a mesma, porém, com muito mais auxílio e interação. As crianças demandam muito mais atenção e foco por parte dos pais – que precisarão dispor de mais tempo e perseverança. Busque fazer com a criança um cronograma do que é necessário para a semana – alguns já tem essa autonomia – e construir juntos é muito melhor. Mantenha sempre os mesmos horários para os estudos, refeições, banho e brincadeiras. Construir uma tabela com a criança além de divertido é relaxante também. Em uma linguagem adequada, mostre ao seu filho que as tarefas devem ser feitas como se estivesse na escola, e estabeleça tempo para cada disciplina e conteúdo. Auxilie e monitore – não faça as tarefas pela criança – tampouco desrespeite o seu tempo e o seu limite. Tente estipular um horário que não impacte em seu trabalho ou afazeres domésticos. As atividades de leitura podem ser feitas em um horário tranquilo, lendo em família, e permitindo que a criança reconte o que compreendeu, faça alguma arte visual, invente uma estória – estimule a criatividade. Reforce positivamente cada dia, cada tarefa realizada, cada comportamento adequado. Vale construir o chamado pote do elogio, onde cada um escreve em pequenos pedaços de papel algo positivo sobre os familiares, pequenas palavras, sentenças, elogiando atitudes, comportamentos, gestos, e no final da semana, todos juntos podem conversar sobre tudo que ali dentro foi colocado.
Esse pequeno “pote” pode propiciar bons momentos de reflexão e carinho!
Vamos tentar fazer desse período um rico aprendizado coletivo, no qual as crianças e adolescentes também possuem muito a nos ensinar, lembrando sempre da necessidade de estarmos firmes, serenos e confiantes.
Vamos juntos?
Equipe Pedagógica SANFRA