03.04.20

Uma Semana Santa para ser vivida com fé e esperança

Mais uma Semana Santa se inicia neste domingo, com a celebração de Ramos. Viveremos este momento profundo e importante de nossa fé neste contexto atípico no qual nos encontramos, da pandemia do novo Coronavírus.

Para todos os cristãos de nossos tempos será uma experiência totalmente nova não poder vivenciar a Semana Maior – como chama a tradição católica – sem a oportunidade de se reunir na comunidade dos fiéis em nossas paróquias, santuários e capelas.

Não podemos pensar que esta situação irá diminuir a importância desta semana. Pelo contrário: temos a oportunidade de vive-la em um clima de intenso deserto e penitência, nos privando, sim, da possibilidade de estarmos presencialmente juntos, mas podendo celebrar de um modo ainda mais intenso e familiar.

Nesta perspectiva, vale a pena mudar a rotina em casa nesta semana, para termos claro no coração e na mente que estamos seguindo, com Jesus, os passos para a sua Paixão, Morte e Ressurreição. Podemos, por exemplo, buscar assistir, em nossas mídias, filmes que nos ajudam a focar no mistério pascal e refletir sobre o amor de Deus. O pessoal da ACI Digital (Agência Católica de Informações) propôs cinco filmes que podemos assistir na Semana Santa, que pode ser conferido neste link: https://bit.ly/2w8LEaM.

E para começarmos bem a Semana Santa, com espírito de fé e de esperança, a CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, nos dá cinco recomendações:

– Rezar, pedindo a graça de bem viver a Semana Santa, ainda que em recolhimento em casa.

– Colocar no portão ou na porta de casa (em lugar bem visível) alguns ramos. Marcar a casa é uma característica do povo de Deus.

– Participar das celebrações transmitidas pela televisão ou pelas redes sociais.

– Comprometer-se a, no futuro, participar ativamente da Coleta da Campanha da Fraternidade. Com ela, ajudamos os mais pobres.

– Motivar pelas redes sociais, telefonemas ou outros meios que mantenham o distanciamento social, outras pessoas a também celebrarem o domingo de Ramos desse mesmo modo.

Que o Cristo crucificado possa ter misericórdia de todo a humanidade e, com o seu sangue precioso, nos livrar de todos os males e doenças. Tenhamos fé e coragem. Ele já venceu!

Tenhamos todos uma boa e frutuosa semana santa.

 

Glauco Félix Teixeira Landim

Coordenador da Formação Cristã e Pastoral

Licenciado em Filosofia e Pedagogia e Bacharel em Teologia com Pós-graduação em Catequese.