09.04.18

Inovação Educacional na Prática

Inovação Educacional na Prática

Trilhando juntos um caminho de renovação

Muito provavelmente você já se perguntou “qual futuro quero para os meus filhos?”. E muitos educadores questionam qual será o futuro da sala de aula. Ambas dúvidas visam um mundo melhor o quanto antes. O Horizonte 2020 é um projeto que propõe repensar a educação Jesuítica no mundo, focando sempre na melhoria e desenvolvimento dos colégios, transformando centros de ensino em centros de aprendizagem. O Colégio São Francisco Xavier já se inspira no projeto há três anos, sempre buscando inovações para as práticas educativas e espaços para os Xaverianos.

Savina Allodi, Coordenadora de Inovação Educacional do Sanfra

A Sala Conceito foi um dos primeiros passos para essas mudanças. Savina Allodi, Coordenadora de Inovação Educacional do Sanfra, comenta que um dos objetivos da nova sala foi a desconstrução da sala de informática: “Essa sala não leva o nome de Sala Conceito à toa. Ela quis trazer novos conceitos, como a desconstrução da ideia de laboratório de informática, mas, principalmente, tirar o foco da tecnologia e trazer o foco para o processo. Uma sala sem frente, com mobiliário que permita diferentes configurações do espaço, dispositivos móveis e conexão sem fio”. Uma das inovações do espaço é a possibilidade de interação entre os próprios Xaverianos, ativando o trabalho colaborativo. Segundo Savina, o Xaveriano é o centro do processo de aprendizagem, o trabalho do professor é mediar, e não centralizar.

A sala disponibiliza diversas formas de ativar a criatividade, com a possibilidade de escrita em armários, paredes, além das lousas. Os Xaverianos têm total autonomia de utilizar a área quando sentirem necessidade ou vontade: é um espaço para todos!

Nas aulas do Ensino Médio e Fundamental, a dinâmica é muito mais interativa. O professor não fica de frente para os Xaverianos, mas no meio deles. Outra forma de quebrar barreiras e repensar a prática educativa, é a através da organização do horário das aulas, oferecendo espaço para trabalhar por projeto. Várias turmas da mesma série, sem a disposição comuns das cadeiras, com mais de um professor, discutindo sobre várias matérias diferentes, mas tudo e todos em um mesmo projeto comum, interdisciplinar. É a desconstrução de que cada matéria deve ser estudada em um horário específico: “Que bom seria se o Xaveriano não percebesse que é aula de história, matemática ou física”, explica Savina sobre a nova forma de aprendizado do Colégio.

Savina ainda nos explica como funcionam algumas atividades e conceitos de outras salas do Colégio, como o Lab Kids, que é utilizado pela Educação Infantil: “A Educação Infantil é um segmento que costuma consumir muitos jogos, então a ideia foi brincar e expandir esse conceito. Optou-se pelo tablet, porque é mais intuitivo para essa faixa etária e oferece mais possibilidades de aplicativos educacionais e de criatividade. O objetivo desse espaço foi provocar a reflexão sobre o jogo em 4 aspectos: 1º Xaveriano joga, 2º professor produz o jogo para o Xaveriano (autoria docente), 3º Xaveriano produz o jogo (autoria discente); e 4º trazer a narrativa do jogo para a aula através de propostas gamificadas”.

O Sanfra também traz propostas de Aprendizagem Criativa (no contraturno) – um projeto do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) que defende os “4Ps da aprendizagem criativa”, trabalhar por Projetos (Projects), partindo da Paixão dos Xaverianos (Passion), num trabalho em Pares (Peers) e de forma lúdica (Play). “Você pode utilizar e componentes eletrônicos  para a automação, mas você vai trabalhar também, além da autonomia e da colaboração, a questão da criatividade e do pensar criativo para problemas reais”, comenta Savina.

As inovações e propostas ultrapassaram a Sala Conceito ou o Lab Kids. Os professores do Sanfra abraçaram a ideia e outros setores se espelham na sala para reformular os seus ambientes. Uma mudança prática foi o espaço de coworking, que além de fisicamente fora do padrão de um espaço comum, é um ambiente que pode acolher professores e Xaverianos, trabalhando juntos num mesmo espaço, sem barreiras de ensino e sociais.

Todo o conceito trabalhado no Sanfra pode ser levado para casa.  Os pais podem incentivar a criatividade, a autonomia, a criticidade e a colaboração dentro do lar, por exemplo, conheça os hábitos dos seus filhos, ao baixar um jogo, ajude na leitura do mesmo, compreenda seu funcionamento, ou até mesmo crie novos jogos; incentive a descoberta de formas lúdicas para as tarefas confiadas e; para os momentos em que seus filhos não saibam do que brincar, faça do ócio uma oportunidade para novas e criativas brincadeiras.
Quer compartilhar suas ideias ou saber mais sobre o processo de inovação educacional?
Mande uma mensagem para nós no faleconosco@nova-abalone-whip.blogs.rockstage.io

Autores: Bruna Ferreira e Bruno Victor, departamento de conteúdo da Agência Minha Paróquia