LinkedIn: o que não colocar no seu perfil profissional
O LinkedIn é uma rede profissional ideal para fazer networking, compartilhar conhecimento, divulgar currículo, acessar oportunidades de emprego etc. Apesar da proposta dessa ferramenta estar explícita, não é raro encontrar perfis cometendo alguns erros que podem influenciar em um processo seletivo. Para ajudá-lo(a) a evitar deslizes no uso dessa rede, listamos cinco dicas que recrutadores indicam não fazer. Confira!
5 dicas do que não colocar no LinkedIn
1) Evite fotos não profissionais
Fotos sem camisa, com trajes de banho, com camisa de time, boné, chapéu ou óculos escuros podem criar uma imagem contrária do perfil profissional que você pretende passar. Dê preferência a fotos amigáveis, que retratem seu ambiente de trabalho ou sua postura profissional. Clique aqui e saiba como escolher uma foto para seu avatar!
2) Evite postar conteúdos de sua vida pessoal
Apesar de ser uma rede social, lembre-se de que o LinkedIn é voltado ao profissional. Desse modo, evite compartilhar assuntos que dizem respeito à sua vida íntima e que possam causar transtornos à sua imagem. Por exemplo, debate religioso e político são assuntos que podem gerar intrigas ou promover o ódio contra alguma pessoa ou grupo.
3) Evite conteúdo sem relação com seu campo de atuação
Não se ausente do LinkedIn. Periodicamente, publique conteúdos de sua área e relacionados com seu perfil e campo de atuação. Comece dividindo dicas de conhecimento e notícias da sua profissão. Aproveite, também, para compartilhar artigos e falar sobre projetos que participa.
4) Não coloque no título “Em busca de recolocação”
O título é reservado para você colocar o seu cargo. Esse campo fica bastante visível, por meio dele, os recrutados o encontrarão nos mecanismos de busca. Desse modo, o mantenha atualizado e insira palavras-chaves da sua atuação. Sempre utilize pipe ou barra reta (|) para separar as palavras-chaves. Exemplo: Jornalista | Analista de comunicação | Revisora.
5) Não deixe o seu resumo em branco
De modo objetivo e estratégico, escreva pontos relevantes de sua carreira: suas últimas experiências, formação, conquistas e trabalhos voluntários. Redija o texto em primeira pessoa e não se esqueça das palavras-chaves. Seu currículo deve estar sempre atualizado. Aproveite para verificar se os outros campos do seu perfil estão preenchidos, como cursos e certificações.
Esse conteúdo foi útil para você? Então aproveite para compartilhar essas dicas com os seus colegas, com certeza, os ajudarão.
Leia também: LinkedIn: como criar um perfil profissional