“Quando cuido de você, cuido do mundo!”
A cada dia, os colégios e as escolas têm buscado seguir os protocolos de saúde e segurança quando o assunto em questão é a COVID-19. Para tanto, a parceria entre a família e o Colégio é essencial. Os pais precisam ter a consciência de não mandar para a aula crianças com qualquer sintoma típico de resfriado, tosse, coriza e dor de garganta. Já a escola, por sua vez, também deve ficar mais vigilante diante de casos suspeitos.
Desde março de 2020, a Rede Jesuíta de Educação (RJE) vem desenvolvendo projetos, momentos formativos e reflexões sobre os atuais desafios para a educação básica em meio à pandemia. Dentre essas ações, foi elaborado o Protocolo de Retorno às atividades presenciais, que reuniu profissionais de diferentes colégios da RJE. Adequando-se ao novo contexto, o SANFRA implementou protocolos de higienização e sanitização nos ambientes, disponibilizou materiais visuais por todo o prédio e adotou uma série de medidas de proteção para os colaboradores e estudantes de maneira humanizada e transparente.
O Irmão Raimundo Barros, SJ, Diretor Presidente da RJE, partilha: “O cuidado com as pessoas é a nossa principal preocupação”. Por isso, a Rede Jesuíta de Educação desenvolveu o selo-mensagem “Quando cuido de você, cuido do mundo”, que reforça o compromisso em cumprir as medidas indicadas pelos órgãos competentes e evidencia o modo de proceder inaciano: o qual crê que cuidando do próximo, cuidamos da comunidade. O selo-mensagem foi inserido em todos os banners e materiais visuais disponibilizados pelo SANFRA.
No Colégio São Francisco Xavier, temos seguido, rigorosamente, todas as orientações governamentais. O envolvimento das famílias é essencial!
Veja as principais recomendações:
• Os estudantes, responsáveis e profissionais da educação, que apresentarem sintomas, deverão buscar uma unidade de saúde para orientações sobre avaliação e conduta. As famílias não devem encaminhar as crianças para a escola caso apresentem sintomas;
• Estudantes, cujo diagnóstico de COVID-19 foi negativo, podem voltar imediatamente às aulas;
• Os familiares (contato domiciliar) devem realizar isolamento domiciliar por 14 dias e, se apresentarem sintomas, procurarem uma unidade de saúde. Se um estudante testar positivo para COVID-19, todos os colegas da turma deverão ficar em isolamento por 14 dias e não frequentar a escola;
• Nos casos em que só há suspeita, a turma poderá frequentar a escola, pois há outras infecções respiratórias que se assemelham aos sinais e sintomas de COVID-19.
Pensar no outro é ser compassivo e consciente! “Quando cuido de você, cuido do mundo!”
Podemos contar com sua parceria?