Xaverianos dialogam sobre a superação da violência na sociedade
Com a celebração da Quarta-feira de Cinzas, os cristãos iniciaram a vivência da Quaresma, tempo forte proposto pela Igreja desde os primeiros tempos do cristianismo, para ajuda-los a refletir sobre a sua própria vida e buscar uma mudança de atitudes e de posturas, para que sejam mais de acordo com os ensinamentos de Jesus. Para este ano, por exemplo, a Igreja nos convida a pensar o tema “Fraternidade e superação da violência”, tendo como lema a afirmação de Jesus: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23, 8).
Neste momento somos convidados a pensar: como podemos superar a violência? É possível pensar em um mundo diferente, onde a paz e a justiça sejam realidade? E não estamos falando da violência física. Há de se combater também a violência racial, contra os jovens, contra mulheres, a sexual, contra os trabalhadores rurais; isso sem contar os males causados pelo narcotráfico e pela corrupção em todos os níveis, que infelizmente assolam o país.
A Campanha da Fraternidade quer nos dizer que sim, há esperança de um mundo de paz, de fraternidade e de justiça. E nós precisamos contribuir para que isso seja realidade. Aqui no Colégio São Francisco Xavier, o início oficial da Campanha da Fraternidade se deu nesta segunda-feira, dia 19/02. Em um momento preparado pela equipe de Formação Cristã e Pastoral, os Xaverianos puderam ter um primeiro contato com o tema da Campanha da Fraternidade deste ano e dialogarem sobre quais são os principais sinais de violência, presentes em nosso dia-a-dia, e quais podem ser as principais pistas de ação a serem usadas para superá-las. Durante toda a quaresma, a Campanha da Fraternidade continuará a ser um tema presente nas atividades do Sanfra, especialmente na disciplina de Cultura Religiosa e Humanística.