Xaverianos do Ensino Médio encerram ano letivo com excelência

O SANFRA busca formar seus Xaverianos de modo integral, e as atividades práticas são uma maneira de desenvolver a autonomia, a criatividade, o senso crítico, entre outras competências, proporcionando um aprendizado mais significativo ao educando. Pensando nisso, os professores do Ensino Médio desenvolveram ao longo do segundo semestre diversas dinâmicas que ajudaram os Xaverianos a aprenderem de forma lúdica e prazerosa. Confira!
Mapas conceituais
Nas aulas de física da 1ª e 2ª série do Ensino Médio, a professora Viviane Tanaka desenvolveu mapas com os Xaverianos sobre os principais conceitos da disciplina. Apesar do distanciamento social, que se fez necessário durante este ano, os Xaverianos, separados em grupos virtuais, discutiram e construíram estes mapas de maneira totalmente colaborativa.
Viviane destaca que a atividade fazia parte de uma metodologia de aprendizagem utilizada no sistema presencial e que precisou ser readaptada para atender às necessidades do modelo virtual. “O fato relevante dessas atividades é que, apesar do distanciamento social e das aulas on-line, os Xaverianos tiveram a oportunidade de interagirem em grupo e trabalharem colaborativamente”, completa.
Veja alguns dos mapas conceituais criados pelos Xaverianos do Ensino Médio.
Barco a vapor – Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente
Os trabalhos interdisciplinares são uma excelente ferramenta para ampliar o conhecimento e a conexão entre os conteúdos estudados durante as aulas. Seguindo esse princípio, a professora de Física, Viviane Tanaka, e os professores Fernando Barriento, de Biologia, e Renato Brigati, de História, desenvolveram o projeto “Barco a vapor – Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente” com os Xaverianos da 2ª série do Ensino Médio.
Separados em grupos, os Xaverianos foram desafiados a elaborar um infográfico sob a temática: “Máquinas: tempo, exploração, pobreza e resistência operária”. Após, confeccionaram um sistema respiratório e um barco a vapor com materiais de baixo custo. Ambas as confecções deveriam reproduzir, fielmente, as suas respectivas funcionalidades.
O objetivo dessa atividade foi propiciar, de forma sociocognitiva e lúdica, a capacidade de interpretar o mundo, de compreender processos e fenômenos sociais, políticos e culturais sob o olhar de três óticas diferentes: Física, Biologia e História. Os Xaverianos acolheram o desafio e, de maneira autônoma e colaborativa, o executaram plenamente.
Acompanhe os projetos da 2ª série abaixo!