Cursos Extras 2026

Os Cursos Extras no Colégio São Francisco Xavier visam a formação integral dos estudantes. De acordo com cada faixa etária e nível de aprendizagem, oferecemos um conjunto de modalidades que tem como objetivos despertar o gosto pelas atividades artísticas, culturais e esportivas, aperfeiçoar técnicas já conhecidas e desenvolver novas habilidades.

As atividades são optativas e ocorrem no contraturno escolar. Os professores e treinadores das modalidades fazem parte do corpo docente do SANFRA, atuando com foco no progresso de cada aluno. Assim, conseguimos garantir o desenvolvimento e trabalho de múltiplas competências necessárias para a formação da personalidade e dos valores humanos.   

Cada aula possui duração de 45 minutos.

Modalidades - EDUCAÇÃO INFANTIL 2026

ModalidadeTurmaDiaHorário
Ballet 1Ed. Infantil3ª feira e 5ª feira17h20
Ginástica 1Ed. Infantil2ª feira e 4ª feira17h20
Iniciação Esportiva 1Pré I e Pré II3ª feira e 5ª feira17h20
Judô 1Pré I e Pré II2ª feira e 4ª feira17h20

Modalidades - Ensino Fundamental (Anos Iniciais) 1º e 2º Ano 2026

ModalidadeTurmaDiaHorário
Ballet 21º Ano3ª feira e 5ª feira18h05
Circo 11° ano e 2° ano2ª feira e 4ª feira18h05
Futsal 11° ano e 2° ano3ª feira e 5ª feira18h05
Ginástica 21° ano2ª feira e 4ª feira18h05
Ginástica 32° ano3ª feira e 5ª feira18h05
Iniciação Esportiva 21° ano e 2° ano2ª feira e 4ª feira18h05
Judô 21° ano e 2° ano2ª feira e 4ª feira18h05
Programação, Maker e Robótica 11° ano e 2° ano2ª feira18h05 (2 AULAS)
Judô 31º ano e 2º ano6ª feira18h05 (2 AULAS)

Modalidades - Ensino Fundamental (Anos Iniciais) 3º ao 5º Ano 2026

ModalidadeTurmaDiaHorário
Circo 2 (Novos)3° ano ao 5° ano2ª feira e 4ª feira18h50
Circo 3 (Veteranos)3° ano ao 5° ano2ª feira e 4ª feira19h35
Circo 4 (Novos)3° ano ao 5° ano6ª feira18h50 (2 aulas)
Coral3° ano ao 5° ano6ª feira18h50 (2 aulas)
Dança3° ano ao 5° ano3ª feira e 5ª feira18h50
Escotismo3° ano ao 5° ano6ª feira18h50 (2 aulas)
Futsal 23° ano3ª feira e 5ª feira18h50
Futsal 34º ano3ª feira e 5ª feira19h35
Futsal 4 (Veteranos)5º ano4ª feira18h50 (2 aulas)
Ginástica 43° ano3ª feira e 5ª feira18h50
Ginástica 54° ano e 5° ano2ª feira e 4ª feira18h50
Handebol 1 (Fem.)4° ano e 5° ano2ª feira e 4ª feira18h50
Judô 33° ano2ª feira e 4ª feira19h35
Judô 44° ano e 5° ano2ª feira e 4ª feira18h50
Oficina de Violão3º ano ao 5º ano3ª feira e 5ª feira18h50
Programação, Maker e Robótica 23° ano ao 5° ano3ª feira18h50 (2 AULAS)
Teatro 13° ano ao 5° ano2ª feira e 4ª feira18h50
Teatro 23° ano ao 5° ano2ª feira e 4ª feira19h35
Voleibol 1 (Fem.)4° ano e 5° ano3ª feira e 5ª feira18h50
Voleibol 2 (Masc.)4° ano e 5° ano6ª feira18h50 (2 AULAS)

Modalidades - Ensino Fundamental (Anos Finais) e Ensino Médio 2026

ModalidadeTurmaDiaHorário
Basquete6° ano ao 8° ano3ª feira e 5ª feira13h00
Beach Tennis (Arena Riplay)6º ano ao 9º ano3ª feira15
Beach Tennis (Arena Riplay)6º ano ao 9º ano4ª feira16h
Beach Tennis (Arena Riplay)6º ano ao 9º ano5ª feira15
Beach Tennis (Arena Riplay)6º ano ao 9º ano3ª e 5ª feira15h
Beach Tennis (Arena Riplay)E.M2ª feira16h
Beach Tennis (Arena Riplay)E.M6ª feira16h
Beach Tennis (Arena Riplay)E.M2ª feira e 6ª feira16h
Beach Volley (Arena Riplay)6º ano ao 8º ano4ª feira14h
Beach Volley (Arena Riplay)6º ano ao 8º ano6ª feira14h
Beach Volley (Arena Riplay)6º ano ao 8º ano4ª feira e 6ª feira14h
Beach Volley (Arena Riplay)6° ano ao 9° ano3ª feira14h
Beach Volley (Arena Riplay)6° ano ao 9° ano5ª feira14h
Beach Vôlley (Arena Riplay)6° ano ao 9° ano3ª feira e 5ª feira14h
Beach Vôlley (Arena Riplay)E.M6ª feira15h
Circo 56º ano ao E.M6ª feira17h20 (2 AULAS)
Dança6º ano ao 8º ano2ª feira e 4ª feira13h15
Futsal 56º ano e 7º ano2ª feira17h20
Futsal 68º ano e 9º ano2ª feira18h50
Futsal 7E.M3ª feira e 5ª feira16h35
Futevôlei (Arena Riplay)6º ano ao 8º ano2ª feira14h
Futevôlei (Arena Riplay)6º ano ao 8º ano4ª feira15h
Futevôlei (Arena Riplay)6º ano ao 8º ano2ª feira e 4ª feira14h (seg) e 15h (ter)
Futevôlei (Arena Riplay)6° ano ao 9° ano3ª feira16h
Futevôlei (Arena Riplay)6° ano ao 9° ano5ª feira16h
Futevôlei (Arena Riplay)6° ano ao 9° ano3ª feira e 5ª feira16h
Handebol 2 (Fem.)6º ano ao 9º ano2ª feira e 4ª feira17h20
Judô 56º ano e 7° ano2ª feira e 4ª feira16h35
Robótica 36° ano ao 8° ano2ª feira13h30 (2 aulas)
Voleibol 3 Fem. (Novos)6º ano3ª feira e 5ª feira17h20
Voleibol 4 Fem. (Veteranos)7º ano3ª feira e 5ª feira18h05
Voleibol 5 Fem.8º ano ao E.M3ª feira e 5ª feira19h35

PARA FAMÍLIAS INSCRITAS:

O canal de atendimento das famílias inscritas será via APP Sanfra Agenda Virtual, por meio do canal: “Cursos Extras”. 

Do Ingresso:

  • O Colégio São Francisco Xavier reserva-se ao direito de não dar início à atividade/modalidade escolhida caso não seja atingido o número mínimo de estudantes para a formação da turma, sendo esta possibilidade de pleno conhecimento dos candidatos e de seus responsáveis;
  • A grade horária das Atividades Complementares poderá sofrer alterações caso a quantidade prevista de turmas não sejam abertas. As famílias serão comunicadas previamente das mudanças;

Das Vagas:

  • O Colégio São Francisco Xavier reserva-se ao direito de oferecer vagas conforme as suas possibilidades, demandas e políticas internas para as matrículas nos Cursos Extras. Após o preenchimento de todas as vagas disponíveis, a família poderá inscrever o estudante em uma lista de espera. Assim que a vaga estiver disponível, a secretaria acadêmica fará contato;
  • Caso não seja atingido o número mínimo de inscritos, a turma não será aberta.
  • No decorrer do ano, caso a turma não permaneça com o número mínimo de estudantes, o Colégio poderá encerrar a atividade e a família poderá realizar a transferência de turma/modalidade ou o cancelamento do contrato. A secretaria acadêmica entrará em contato com a família para a comunicação com, no mínimo, 15 dias de antecedência do encerramento da atividade;
  • Basquete

    Nas aulas de basquete são trabalhados o desenvolvimento e a aprimoração dos fundamentos técnicos, tipos de passes, dribles, fintas, manejo e empunhadura de bola e arremessos, além de tática individual, sistemas de ataque e defesa, transições ofensivas e defensivas. Serão estimuladas a capacidade estratégica, a orientação espacial e a leitura de jogo para promover a organização, otimizando as capacidades físicas: controle do corpo, coordenação motora global dinâmica e fina, agilidade, força e potência.

  • Ballet

    O ballet clássico, como atividade lúdica e coletiva, favorece o desenvolvimento interpessoal, a autoestima, a confiança e o senso de responsabilidade. Ele promove benefícios físicos, como resistência, postura e flexibilidade, além de equilibrar o emocional e estimular ações livres e interativas no espaço. Mais que uma prática pedagógica, o ballet também age psicologicamente, ajudando a aprimorar comportamentos, resgatar valores culturais e incentivar o senso crítico, contribuindo para o desenvolvimento físico, emocional e intelectual das crianças. Devido aos métodos e processos criativos que esta disciplina desenvolve, as crianças aprendem pelas experiências do próprio corpo a agirem livremente no espaço em que vivem, interagindo com as pessoas que as cercam.

  • Beach Tennis

    O beach tennis é uma mistura de tênis tradicional e vôlei de praia, jogado em uma quadra de areia com raquetes e uma bola específica. As regras são similares às do tênis, mas a bola não pode tocar o chão. Esse esporte é excelente para melhorar a coordenação motora, agilidade e condicionamento físico.

  • Beach Volley

    O beach volley, ou vôlei de praia, é uma variação do vôlei tradicional. É um esporte que exige trabalho em equipe, comunicação e resistência física, além de ser uma ótima atividade cardiovascular.

  • Circo

    As aulas de circo visam desenvolver o corpo como um todo, possibilitando o desenvolvimento de diversos aprendizados como atenção, concentração, alongamento, força, equilíbrio, coordenação motora, cuidado consigo e com o outro, enfrentamento dos medos, agilidade, disciplina, autoconhecimento do corpo e seus limites, autonomia, autoconfiança, autoestima, socialização, ética, resiliência e perseverança, entre outros, com muita diversão.

  • Coral

    O Coral é uma atividade artística e cultural que atua como suporte pedagógico para o desenvolvimento de diversas habilidades socioemocionais, além de trazer benefícios mentais como a redução da ansiedade e o aumento do bem-estar. Também, tem como objetivo o despertar para a importância e beleza da música como apoio ao desempenho das atividades humanas. O coral promove atitudes que desenvolvem a autoestima, a integração e a valorização do coletivo.

  • Danças

    A atividade em dança proporciona desenvolver atividades lúdicas, simbólicas e criativas que são de extrema importância para o desenvolvimento total dos estudantes. O dançar aliado ao brincar imaginativo sócio dramático tem como fim o aprimoramento biopsicossocial.

    Por meio do faz-de-conta as crianças aprendem a compreender o ponto de vista de outra pessoa, a desenvolver habilidades na resolução de problemas sociais e a expressar sua criatividade. Os estudantes são despertados para os valores culturais e artísticos, aprendem a importância do cuidado com o corpo e com a saúde, além das contribuições na formação de um senso crítico e consciente no qual elas crescem compreendendo as suas ações particulares e coletivas no tempo/espaço que atuam.

  • Escotismo

    O Escotismo é um movimento global que apoia o desenvolvimento integral dos jovens através da colaboração com a família e a escola, promovendo a inclusão, a diversidade e o aprendizado pela ação, com foco em habilidades pessoais e na construção de uma sociedade melhor. Com uma visão humanista, o movimento promove o respeito ao meio ambiente e a responsabilidade social, encorajando escolhas éticas e ações que buscam paz, justiça social e a proteção dos recursos naturais para um futuro sustentável e inclusivo. O Escotismo oferece soluções através de valores sólidos, habilidades práticas e senso de pertencimento. Ele promove trabalho em equipe, contato com a natureza e prepara os jovens para serem líderes responsáveis e cidadãos comprometidos.

  • Futsal

    O Futsal é a adaptação do futebol de campo para a quadra esportiva. Foi inventado em 1934, na Associação Cristã de Moços de Montevidéu, Uruguai, pelo professor Juan Carlos Ceriani, que chamou este novo esporte de “Indoor-football”. A modalidade exige dos jogadores um árduo trabalho em equipe, treinamento, organização e disciplina para desenvolver técnicas e habilidades ao longo de suas atividades. Em um mundo tão competitivo, trará o preparo para as adversidades ao longo da vida. 

  • Futvôlei

    O futvôlei combina elementos do futebol e do vôlei de praia. É jogado em uma quadra de areia, utilizando uma bola de futebol e uma rede, e as equipes, geralmente compostas por dois ou quatro jogadores, devem passar a bola sobre a rede sem usar as mãos. É ideal para melhorar o controle de bola, reflexos e habilidades de futebol.

  • Ginástica

    A Ginástica é uma modalidade esportiva de prática abrangente que reúne elementos básicos do ato de movimentar-se, utilizando diferentes capacidades físicas e habilidades motoras que dão subsídios para a realização de atividades corporais acrobáticas, rítmicas e coordenativas. Fazem parte dessa prática,  exercícios no solo, ar (saltos), em aparelhos, com manuseio de aparelhos, expressividade e movimentos com acompanhamento musical. Neste ano, teremos como base, três tipos de Ginástica: Artística (G.A.), Rítmica (G.R.) e Acrobática.

  • Handebol

    O Handebol, um dos esportes mais complexos devido as suas regras de jogo e movimentos, foi criado pelo professor de educação física e atleta alemão Karl Schelenz em 1919. É uma modalidade de esporte coletivo que envolve passes de bola com as mãos, exigindo dos jogadores trabalho em equipe, treinamento, organização e disciplina para desenvolver as técnicas e habilidades ao longo de suas atividades. 

  • Iniciação Esportiva

    As aulas terão como foco o desenvolvimento motor, a concentração e o trabalho em equipe, por meio de exercícios, técnicas e atividades lúdicas que permitam o contato dos estudantes com as mais diversas modalidades esportivas disponíveis na atualidade. 

  • Judô

    Arte marcial japonesa criada por Jigoro Kano em 1882. Ele desenvolveu a luta como um esporte de combate, capaz de fortalecer o físico, a mente e o espírito integralmente, bem como desenvolver técnicas de defesa pessoal.  

  • Oficina de Violão

    Uma oficina prática, voltada ao aprendizado do violão: acordes, levadas, canções, leitura de notas na pauta e execução dessa leitura no violão. A oficina vai levar o aluno a ter experiências significativas junto do instrumento e a alegria motivadora será a mola propulsora para levá-lo a novos lugares sonoros.

  • Programação, Maker e Robótica

    Em meio ao universo da Cultura Maker, e discutindo sobre temas como sustentabilidade e meio ambiente, os estudantes vivenciarão situações lúdicas e desafiadoras, construindo seus primeiros circuitos elétricos com o auxílio de componentes básicos da eletrônica, como: leds, motores, baterias e fios. Além disso, os estudantes trabalharão em projetos que desenvolvam suas habilidades motoras, de concentração e a capacidade de realizarem trabalho em equipe, reciclando e reutilizando, muitas vezes, objetos e componentes eletrônicos de aparelhos que seriam descartados de modo incorreto no meio ambiente.  

  • Teatro

    Nas aulas de teatro são trabalhados o processo criativo e o compartilhamento de ideias, que desenvolvem o senso coletivo, a confiança, o pensamento crítico, o respeito às diferenças e a comunicação. O aprendizado se dá de forma cooperativa e, ao mesmo tempo, favorece o desenvolvimento individual por meio de atividades de integração de grupo, encenações, jogos teatrais, expressão corporal e discussão de temas relevantes.

  • Voleibol

    O Voleibol é um esporte coletivo, criado pelo estadunidense William George Morgan, cuja ideia principal era desenvolver um esporte de baixo impacto, que tivesse pouco contato físico entre os adversários e evitasse possíveis lesões ao longo de sua prática. Essa modalidade inclui movimentos com as mãos, em que o principal objetivo é lançá-la por cima da rede e fazê-la tocar no chão do adversário. Por se tratar de um jogo coletivo, exigirá dos jogadores trabalho em equipe, treinamento, organização e disciplina para desenvolver as técnicas e habilidades ao longo de suas atividades. 

  • OLISANFRA

    A Olisanfra é um evento esportivo do Colégio São Francisco Xavier que tem o intuito de fortalecer a prática saudável do esporte e os laços de amizade entre nossos atletas estudantes e visitantes.

    São competições esportivas entre o Sanfra e outras escolas que incentivam o espírito esportivo e Fair Play. Um evento preparado para os atletas em reconhecimento à dedicação e ao empenho de todos os envolvidos.