Ensino Fundamental II
6º ano
Projeto: New Project
A atividade faz parte da avaliativa SPEAKING desse terceiro trimestre.
O objetivo era reproduzir uma cena de filme, série, ou música.
Todos os integrantes do grupo escolhiam uma fala específica para reproduzir.
E também incentivá-los a usar o inglês de maneira informal e divertida.
Professores envolvidos: Sergio Rorato (Língua Inglesa)
Projeto: A nossa civilização antiga
No Projeto Interdisciplinar “A nossa civilização antiga”, os estudantes do sexto ano criaram uma civilização fictícia, porém baseada nas civilizações fluviais da antiguidade. Dentre as produções do projeto, que durou dois trimestres, estão os paineis abordando os seguintes temas: características sociais, políticas e culturais, localização, rios e agricultura, moeda utilizada e relato de vida de uma personagem que compunha a civilização. Seguem exemplares dos painéis.
Professores envolvidos: Amanda Rodrigues, Carina Porto, Fátima Blasi, Patricia Dib, Rosana Galhardo, Sérgio Rorato e Verônica Pallis
Projeto: Minha Vida no Tempo e no Espaço
O projeto “Minha vida no tempo e no espaço” surgiu a partir da seguinte questão norteadora: “Eu conheço minha história de vida e o lugar onde eu vivo?”. Por tratar-se de um projeto para o sexto ano, série inicial do Ensino Fundamental 2, consideramos de grande importância para o aluno um exercício de investigação de sua identidade e do local onde vive. Desta maneira, a partir do autoconhecimento e reconhecimento do entorno, tem-se por objetivo valorizar a própria história e de sua família, que estão inseridas ao bairro/local onde se vive, e assim intervir de forma consciente e proativa ao seu redor.
6° A
6° B
7º ano
Projeto: Game of Trash
O Projeto “Game of trash” , desenvolvido ao longo do 3º trimestre, surgiu da leitura do livro paradidático “O bonequeiro de Sucata” e da questão norteadora “O que você faz para cuidar/preservar o meio ambiente? ”, foi todo construído em forma de um jogo e oportunizou aos estudantes a possibilidade de discutir sobre o trabalho infantil no Brasil e sobre a importância de cuidar do meio ambiente (espaço vivido e biomas brasileiros) através de diversas missões realizadas pelas equipes.
Professores envolvidos: Raphael (Artes Plásticas) , Carina (Artes cênicas), Fátima (Geografia) , Verônica (Ciências) , Fabiana (Língua Portuguesa), Daniel (Educação Física)
Acesse os vídeos das equipes
Equipes 7° A
Equipes 7° B
Trabalho: Revista Virtual
Equipes 7° A
Equipes 7° B
PADLET – BIOMAS BRASILEIROS
Equipes 7° A
Equipes 7° B
HERÓIS DOS BIOMAS - Vídeos
Acesse os vídeos das equipes
Equipes 7° A
Equipes 7° B
Bonecos de Sucata
Projeto: Um país chamado Brasil – de Pero Vaz de Caminha até o século XXI.
O Projeto “Um país chamado Brasil – de Pero Vaz de Caminha até o século XXI.” surgiu a partir do estudo da chegada dos portugueses ao Brasil nas disciplinas de Geografia e História. Nesse projeto, os estudantes tiveram a oportunidade de revisitar o Brasil através de uma abordagem artística, além de refletir sobre a evolução dos meios de comunicação.
Professores envolvidos: Raphael (Artes Plásticas), Carina (Artes cênicas), Fátima (Geografia), Patricia (História), Verônica (Ciências), Fabiana (Língua Portuguesa)
Grupos 7° A
Grupos 7° B
8° ano
Projeto: A África entre nós
O Projeto Interdisciplinar A ÁFRICA ENTRE NÓS, que foi produzido pelos 8º anos no 2º trimestre, teve como introdução a leitura do livro paradidático de mesmo nome, que trouxe um aprofundamento sobre as diferentes culturas, povos e religiões africanas. Este projeto teve como objetivo estabelecer conexões históricas para a compreensão de quem somos nós, valorizar o conhecimento africano e refletir sobre situações de discriminação.
Professores envolvidos: Amanda Oliveira (Matemática), Fátima Blasi (Geografia), Natalia Fernandes (Língua Inglesa), Patricia Dib (História), Rosana Galhardo (Língua Portuguesa) e Verônica Pallis (Ciências).
Padlets
Grupo 8° A
Grupo 8° B
Grupo 8° C
Projeto: Por uma vida saudável - alimentação e atividade física
O Projeto “Por uma vida saudável – alimentação e atividade física” consiste em conhecer a história da alimentação, estimular hábitos alimentares saudáveis e a adotar a prática de exercícios físicos. Desta maneira, tem-se por objetivo utilizar ferramentas de conhecimento acerca de princípios norteadores sobre hábitos alimentares envolvendo todos os componentes curriculares. Dentre as atividades propostas, os estudantes do 8º ano elaboraram um roteiro e um vídeo didático contando um pouco mais sobre a alimentação em diversos contextos históricos, como por exemplo, na Idade Média, na Pré-história, no Brasil Colonial e etc.
Professores envolvidos: Amanda Oliveira (Matemática), Daniel Penna (Ed. Fpiísica), Fátima Blasi (Geografia), Natalia Fernandes (Língua Inglesa), Patricia Dib (História), Rosana Galhardo (Língua Portuguesa) e Verônica Pallis (Ciências).
Vídeos
Grupos 8° A
Grupo 8° B
Grupo 8° C
9° ano
Projeto: Saindo da plateia: frente a frente com a realidade
No 1º trimestre, os estudantes do 9º ano realizaram o Projeto “Saindo da plateia: frente a frente com a realidade” que surgiu da questão norteadora “Quais questões sociais devemos olhar com mais atenção em nosso cotidiano?” e oportunizou aos alunos a possibilidade de se colocar diante das questões sociais em evidência atualmente, posicionando-se criticamente frente às situações enfrentadas em seu cotidiano e atuar de forma concreta ao olhar para as necessidades de seu semelhante.
Professores envolvidos: Fabiana (Língua Portuguesa e Produção de Texto) , Fátima (Geografia), Patricia (História), Branco (Matemática), Sérgio (Inglês), Carina (Artes Cênicas)
Trabalho: Expectativa X Realidade
9° A
9° B
9° C
Trabalho Sanfra Repórter
Grupos 9° A
Grupos 9° B
Grupos 9° C
Projeto: Os meninos de todas as guerras: desafios, superação e esperança
No 2º trimestre, os estudantes desenvolveram o projeto “Os meninos de todas as guerras: desafios, superação e esperança” que surgiu da leitura do paradidático “O menino da lista de Schindler” e da questão norteadora: “Como enfrentar as guerras internas e externas do cotidiano?” e oportunizou aos alunos a possibilidade de se colocar diante do panorama da segunda guerra, das guerras atuais, além de refletir sobre as questões da adolescência que os afligem.
Professores envolvidos: Fátima (Geografia), Patricia (História), Fabiana (Língua Portuguesa e Produção de texto), Sérgio (Inglês), Márcia (Química)
Trabalhos:
Trabalho: Os jovens e o mundo - Paródia Visual
Ensino Médio
Projeto: Studying Abroad/Estudiar Fuera
Durante o terceiro trimestre de 2021 os alunos da 2ªe 3ªsériedo Ensino Médio realizaram o projeto Studying Abroad/Estudiar Fuera, para o qual foram divididos em duplas e separados por idiomas para que, cada grupo, escolhesse uma universidade e curso de um país cuja língua oficial fosse inglês ou espanhol e criasse um post no blog “Estudante Global” contando com riqueza de detalhes o que é necessário para estudar em tal universidade e como seria a validação do diploma no Brasil.
Dentre os assuntos pesquisados destacam-se a história da universidade, as características do curso escolhido–incluindo questões relacionadas às oportunidades de trabalho no Brasile no mundo –, custos de vida, validação do diploma no Brasil e passo a passo de como conseguir uma bolsa de estudos no local.
1° série
Projeto: Crônicas de Vida 2020/21
A partir da necessidade de promover espações de fala e escuta ativa sobre as problemáticas envolvendo os fatos recentes da contemporaneidade, uma vez que durante todo esse período nenhum outro fato histórico mudou tanto os hábitos cotidianos da população mundial, o projeto “Crônicas de Vida 2020/21“ propõe construir, de forma lúdica e artística, um ambiente de reflexão sobre as condições sociais estabelecidas na atualidade.
Pretende-se que, ao final do projeto, os estudantes consigam rememorar as perspectivas positivas e negativas de se vive em 2020/2021. Resultando na construção de memórias coletivas e afetivas dos estudantes, através das discussões, apresentações e produções próprias esperando que esta geração seja comprometida e capaz de, no futuro, propor soluções rápidas e eficazes frente a possíveis adversidades.
Professores envolvidos: Professores do Ensino Médio.
Vídeos Crônicas da Vida
Projeto: Jogo e literatura
O projeto tem como proposta fazer com que os alunos tenham contato com literaturas antigas, de modo que fizessem uma adaptação dessas histórias para um jogo de tabuleiro moderno. O trabalho foi pensado para ser feito no contexto de isolamento social, utilizando sites que permitem aos usuários a criação de jogos de tabuleiros para serem jogados pela internet. Além do jogo em si, os alunos enviaram um vídeo em que jogam e ensinam a jogar cada jogo feito.
Professores envolvidos: Marcus Vinícius Gamero Ohmori
Veja os vídeos
Projeto: I’m a writer / Soy um escritor
Durante o terceiro trimestre de 2021 os alunos da 1ª série A do Colégio São Francisco Xavier participaram do projeto I’m a writer / Soy um escritor, o qual buscava promover a escrita criativa através do estudo de diversos gêneros literários. Cadagrupo recebeu o desafio de escolher um gênero literário e compor uma história com todas as características pertinentes ao gênero escolhido em espanhol ou em inglês.Uma vez terminada a história, os grupos que trabalham com inglês trocaram histórias com osgrupos que escreveram em espanhol para que escrevessem a sinopse e a ilustração correspondente ao texto produzido pelos colegas.O resultado de tal projeto é o encontrado no livro “I’m a writerSoy umescritor”
Professores envolvidos: Jessica Spaolonzi (língua inglesa) e Mariana Beauchamps (língua espanhola)
2° série
Projeto: Crônicas de Vida 2020/21“
A partir da necessidade de promover espações de fala e escuta ativa sobre as problemáticas envolvendo os fatos recentes da contemporaneidade, uma vez que durante todo esse período nenhum outro fato histórico mudou tanto os hábitos cotidianos da população mundial, o projeto “Crônicas de Vida 2020/21“ propõe construir, de forma lúdica e artística, um ambiente de reflexão sobre as condições sociais estabelecidas na atualidade.
Pretende-se que, ao final do projeto, os estudantes consigam rememorar as perspectivas positivas e negativas de se vive em 2020/2021. Resultando na construção de memórias coletivas e afetivas dos estudantes, através das discussões, apresentações e produções próprias esperando que esta geração seja comprometida e capaz de, no futuro, propor soluções rápidas e eficazes frente a possíveis adversidades.
Professores envolvidos: Professores do Ensino Médio.
2° A
2° B
Projeto: Literaturas antigas, mídias modernas
O projeto tem como proposta fazer com que os alunos tenham contato com literaturas antigas, de modo que fizessem uma adaptação dessas histórias para um jogo de tabuleiro moderno. O trabalho foi pensado para ser feito no contexto de isolamento social, utilizando sites que permitem aos usuários a criação de jogos de tabuleiros para serem jogados pela internet. Além do jogo em si, os alunos enviaram um vídeo em que jogam e ensinam a jogar cada jogo feito.
Professores envolvidos: Marcus Vinícius Gamero Ohmori
Projeto: Habilidades socioemocionais
O projeto tem como objetivo fazer com que os alunos pensem sobre suas habilidades socioemocionais. Os alunos foram divididos em grupos baseados em questionário prévio sobre habilidades socioemocionais. Eles deveriam pesquisar sobre uma das habilidades socioemocionais e produzir um infográfico e um multimídia sobre como melhorar essa habilidade. Ao final, cada grupo apresentou seu trabalho para os demais grupos da sala.
Professores envolvidos: Marcus Vinícius Gamero Ohmori
2° A
2° B
3° Ano
Projeto: Minha vida no tempo e no espaço no SANFRA
Os estudantes da 3ª série estão encerrando a fase escolar. Por isso, este projeto teve como objetivo trazer a reflexão dos anos vividos, das amizades conquistadas, do conhecimento aprendido e de todas as experiências adquiridas dentro da nossa escola, o Colégio São Francisco Xavier. Os alunos foram questionados se conheciam a história do Colégio e qual a sua história de vida dentro do tempo e do espaço no SANFRA, quais os momentos marcantes foram vivenciados durante a sua vida escolar enriquecendo suas memórias afetivas. Por consequência, os estudantes tiveram o desafio de investigar todo seu histórico, sua evolução, recordando lembranças boas e ruins, buscando e conhecendo melhor sua identidade e o que aquele lugar onde passaram um bom tempo da sua vida representa, enxergando o quão importante e essencial é a escola na vida de todas as pessoas.
Professores envolvidos: Amanda Rodrigues (Projeto de Vida)
Trabalhos 3° Ano
Projeto: Leituras, vestibular e podcast
O projeto tem como proposta fazer com que os alunos leiam e produzam um material crítico em forma de podcast sobre algumas das obras cobradas nos principais vestibulares.
Professores envolvidos: Marcus Vinícius Gamero Ohmori
Ouça os podcasts